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Práticas de leitura e de escrita, na perspectiva discursiva, sobre o distrito de Guariba: assunção da autoria e processos de identificação do sujeito

Autora: Debora da Cruz Lima.

Este texto trata de questões de leitura e de escrita na escola, que se apresenta como uma possibilidade de trabalho com a Língua Portuguesa pelo viés dos estudos do discurso. A teoria que embasa todo este trabalho é a Análise de Discurso francesa, filiada a Michel Pêcheux, na França, e a Eni Orlandi, no Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica que foi desenvolvido com uma turma de sétimo ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino de Mato Grosso, chamada E.E. Maria Miranda Araújo, localizada em Guariba, distrito do município de Colniza-MT. A partir das análises das produções dos alunos, pudemos perceber que eles assumiram-se autores e, enfrentando a responsabilidade que vem com essa assunção, saíram então de uma escrita mecânica apenas na e para a escola. Esse trabalho também nos proporcionou compreender a relação dos sujeitos de Guariba com o lugar em que vivem, que mostra uma relação com seu pertencimento a Guariba, assim como nos seus processos de identificação com esse lugar.

Número de páginas: 230 p.

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