Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal

Editora

Cadastros de obras (Mapa da página | Voltar)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autora: Andréa Lemes Lustig.

Neste estudo tem-se o objetivo de investigar se as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental (EF) contemplam as especificidades das crianças de seis anos de idade. Esta investigação sustenta-se, principalmente, nos aportes teóricos de Ariès (1981), Seber (1997), Kramer (1999 e 2007), Ferreiro (2003 e 2006), Sarmento (2007), Oliveira (2010), dentre outros e documentos oficiais referentes à inclusão da criança de seis anos de idade e ao Ensino Fundamental de nove anos. Dialoga-se teoricamente com as concepções de criança, infâncias, características da criança de seis anos de idade e a prática pedagógica. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, viés analítico/explicativo, busca compreender a dinâmica da realidade educativa de quatro turmas do 1º ano do EF. O caminho metodológico ancora-se sobretudo nas concepções de Bogdan e Biklen (1994), Lüdke e André (1986), Santos (2006), Gatti (2007), Ghedin e Franco (2008) e Triviños (2011). Os instrumentos para a coleta de dados constituem-se de observação e entrevista semiestruturada. Participaram desta pesquisa quatro professoras da 1ª fase do 1º Ciclo de Formação Humana de uma escola estadual de Cáceres-MT. Para o estudo dos dados de campo privilegiou-se a Análise de Conteúdo, fundamentada nos pressupostos teóricos de Bardin (2011) e Franco (2012). Os resultados mostram que ainda é preciso realizar muitos encontros e discussões sobre a prática pedagógica a ser desenvolvida junto às crianças de seis anos de idade.

Número de páginas: 131 p..

Link para Download