O Ensino de História da Àfrica, da Cultura Afro-brasileira e Indígena: Múltiplos Olhares. Autor(es):Eulália Maria Aparecida de Moraes, Otávio Ribeiro Chaves e Ricardo Tadeu Caires Silva. (Org.)
Os dez textos que compõem a presente coletânea foram produzidos por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e têm como foco o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, conforme preconizado pelas leis 10.639/03 e 11.645/08 – que instituíram a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do nosso país. Neles, os autores abordam – sob diversos olhares – importantes questões envolvendo a aplicabilidade das mencionadas leis no cotidiano escolar. Dessa forma, são apresentadas análises, trajetórias, balanços e propostas de práticas pedagógicas para se pensar criticamente a mudança do olhar eurocêntrico que até então tem caracterizado o ensino da nossa história. Número de páginas: 246p. |