Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal

Editora

Cadastros de obras (Mapa da página | Voltar)

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DAS REGIÕES NORTE E NOROESTE MATO-GROSSENSES: possíveis contribuições dos multiletramentos

Autor: Romeu Donatti

Especialmente a partir da década de 1980, muitas transformações de ordem econômica, cultural, tecnológica, social e histórica têm permeado a sociedade afetando as relações sociais, os sujeitos, a formação de professores e os espaços escolares, ocasionando estudos e debates sobre os multiletramentos nesse novo cenário. Diante dessas evidências, este estudo pretende analisar e compreender aspectos da formação docente (inicial e contínua) de professores de língua inglesa de sete Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) localizados em Mato Grosso e investigar se as práticas pedagógicas resultantes dessa formação contribuem para a concretização dos multiletramentos na escola, e fortalecem uma formação voltada à criticidade e à cidadania. Os resultados apontam que há fragilidades na formação docente (inicial e contínua), e que apesar de algumas dificuldades, já reconhecidas no contexto escolar, os professores de língua inglesa têm conseguido contribuir para a promoção de diferentes níveis de letramento inseridos na teoria dos multiletramentos, ao lançar mão de estratégias diversificadas apresentando práticas pedagógicas desejáveis em dado momento e formas cristalizadas de ensinar, em outros.

Número de páginas: 164 p.

Link para Download