Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal

Editora

Cadastros de obras (Mapa da página | Voltar)

Ensino da gramática em uso e literatura infanto-juvenil: diálogos contemporâneos. Coleção Sala das Letras - VOLUME 03

Autor(es):Neusa Inês Philippsen e Adriana Lins Precioso (Org.)

A coletânea Ensino da gramática em uso e literatura infanto-juvenil - diálogos contemporâneos é fruto do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Gramática, Variação e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop). Os artigos que compõem esta coletânea são de cunho didático-científico-reflexivo e foram dispostos em forma de propostas de sequências didáticas, concebidas individualmente pelos discentes-professores, cada um na escola em que trabalha. Nestes artigos apresentam-se, além dos resultados obtidos, as limitações encontradas em cada propositura, sendo todos analisados à luz das teorias estudadas durante as disciplinas cursadas. A obra foi dividida em três partes. Na Parte I traz-se o texto Olhares contemporâneos-diálogos entre a gramática em uso e a literatura infantojuvenil, no qual se apresentam as proposições metodológicas e práticas pedagógicas desenvolvidas nas duas disciplinas em questão. Assim como, aborda-se sobre o propósito de natureza interdisciplinar que se pressupõe entre ambas. Na Parte II, os onze textos apresentados são resultados das leituras e seminários desenvolvidos na disciplina optativa Literatura Infantil e Juvenil. São propostas metodológicas, em sua maioria, delineadas a partir do Letramento Literário, de acordo com Rildo Cosson (2006), e da formação do leitor literário, por Teresa Colomer (2003), as quais pretendem ser sugestões de estratégias de inserção do texto literário infantil e juvenil para o ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) e uma para o primeiro ano do ensino médio. A Parte III é composta por oito artigos, resultantes da disciplina obrigatória Gramática, Variação e Ensino. Todos se encontram inseridos na temática variação linguística e com proposições teórico-metodológicas que envolveram a gramática em uso. Nestas propostas foram trabalhados os seguintes gêneros textuais: crônica, carta, nota de colunas jornalísticas, entrevista, narrativa, tira/tirinha, documentário e piada. Estes resultados estão, assim, à disposição dos leitores para que conheçam os lugares analíticos visitados pelos autores deste conjunto de reflexões, e que suas ideias, propostas e discussões possam instigar a pensar sobre as relações entre língua, literatura e novas linguagens para que, efetivamente, se promovam novas formas de ver, ouvir, compreender e perceber o mundo.

Número de páginas: 268p.

Link para Download