Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
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Contribuições Oriundas do PROFLETRAS para o Ensino da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental - VOLUME 06

Autor(es):Albina Pereira de Pinho Silva e Maria Aparecida Resende Ottoni (Org.)

O 6º volume da Coleção Sala das Letras “Contribuições Oriundas do PROFLETRAS para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental”, organizado por Albina Pereira de Pinho Silva (UNEMAT/Sinop) e Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU/MG), compartilha propostas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura produzidas no âmbito das ações do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) de duas instituições de ensino superior: a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tais propostas foram elaboradas por professores de Língua Portuguesa em efetivo exercício no Ensino Fundamental, à luz dos conhecimentos construídos especialmente quando da oferta das disciplinas Alfabetização e Letramento e Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais, ministradas em 2017, nessas duas instituições, pelas organizadoras desta Coletânea, organizada em seis (06) partes assim descritas: I) Ensino de Língua Portuguesa e sua Contextualização; II) Análise de Livros Didáticos; III) O Oral em Foco; IV) Propostas com Gêneros do Campo Jornalístico-Midiático; V) Propostas com Gêneros do Campo Artístico-Literário; VI) Multimodalidade em Sala de Aula. Os capítulos que formalizam esta Coletânea apresentam subsídios teórico-metodológicos para docentes de Língua Portuguesa e Literatura de diferentes modalidades de ensino e regiões do país. Ela se destina a esses docentes, a todos os pesquisadores cujos estudos voltam-se para o ensino de Língua Portuguesa e a todos os interessados no tema. Com isso, o PROFLETRAS tem gerado mudanças na prática de ensino de Língua Portuguesa de muitos profissionais que se constituíram não só como mestres e pesquisadores, mas, sobretudo, como produtores de transformações na educação do Brasil.

Número de páginas: 238p.

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