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A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LIVRO DIDÁTICO: para democratizar a cultura corporal

Autor: Fernando Garcez de Melo

Durante muito tempo a educação física não foi atendida por uma política pública federal de livro didático. Embora, num passado distante tenha sido contemplada, desde a criação do Programa Nacional de Livro Didático/PNLD, em 1985, a educação física foi excluída. Desprestígio dessa área de conhecimento? Livros didáticos são desnecessários na educação física? Talvez até mesmo contraproducente? Seja como for, isso não deixou todos desse campo apáticos. Por caminhos e lutas que discuto nesse trabalho, ou mesmo por interesses alheios, a educação física foi incluída no agora Programa Nacional de Livro e Material Didático, em 2017. A investigação desse cenário, meandros e consequências resultou na Tese de Doutorado em Educação do autor, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso e defendida em 2021. Salvo pequenos ajustes, o texto se manteve. Espero que venha a suscitar debates e iniciativas em torno de um instrumento – o livro didático – que pode contribuir com a educação física, desde que não percamos de vista o princípio democrático e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas.

Número de páginas: 196 p.

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