Mato Grosso, Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019     

Banda

Histórico (Mapa da página | Voltar)

Com o proposto de formar a Orquestra da Unemat, objetivando atender os eventos e a demanda musical dentro da Universidade, em 11 de junho de 2002 deu-se inicio a esse trabalho pelo Maestro Prof. Dr. Erizane Nunes Mota, com experiência de 36 anos em Regência de Bandas, Pós-Graduado em Música e Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, com participação em Curso de Regência de Bandas pelo Ministério da Cultura-Funarte, Curso de Regência de Bandas ministrado pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, Curso Internacional de regência de Coral.

Com este sonho em mente, começou a reunir pessoas apreciadoras da Música clássica, popular e regional. Para tanto, contaram com o apoio de músicos da comunidade que foram a força aglutinadora da causa que o Regente dessa orquestra com seu espírito conquistador abraçou.

Cumprindo uma das proposta de trabalho do Prof. Dr. Arno Rieder com o apoio do Assessor de Cultura Prof. Mestre José Luiz Straub, hoje a orquestra da Unemat tornou-se uma realidade.

O projeto é aberto a comunidade em geral, atingindo desde os jovens até a 3ª idade. Isso sem dúvida, é o resultado dos esforços de todos os componentes dessa orquestra que tiveram o privilégio de serem os pioneiros na construção da história da criação da Orquestra da Unemat.

Hoje, o perfil será de uma Banda Sinfônica, dado ao seu número reduzido de músicos e as categorias instrumentais que temos. Não é só isso que queremos. Queremos ter no futuro bem próximo, uma Orquestra Sinfônica, pois, acreditamos naqueles que irão dar rumo a essa instituição, que possa apoiar , incentivando e valorizando o trabalho, a dedicação e os anseios da comunidade.

Vale ressaltar que todos os músicos que fazem parte desse projeto, são voluntários e dispõem de seus próprios instrumentos ensaiando 3 vezes na semana para apresentar uma música de melhor qualidade.

 

 

A Banda Sinfônica da Unemat é composta por integrantes, em sua grande maioria oriundos da comunidade local, que buscam dentre outras coisas exercer atividades musicais direcionadas ao exercício de cidadania. Executa um trabalho de interesse popular, sério que tem como principal objetivo alegrar encontros, onde o estímulo à responsabilidade e à disciplina são praticados, procurando integrar o som ao ser, num processo de integração e construção do conhecimento musical.

 

 

Você esta aqui: BandaHistórico

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000