Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores doutores da Unemat devem se atentar as chamadas públicas de bolsas do CNPq
OPORTUNIDADE
Pesquisadores doutores da Unemat devem se atentar as chamadas públicas de bolsas do CNPq
25/06/2021 11:39:04
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou neste mês uma chamada pública para valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora e outras três chamadas para incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação no país.

Para concorrer os pesquisadores devem apresentar vínculo com a Instituição de execução do projeto. Estas, por sua vez, devem estar cadastradas no Diretório de Instituições do CNPq, como é o caso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).  

O investimento total para a seleção das quatro chamadas, destinados a bolsas de estudo, é de R$420,8 milhões. As chamadas são para Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, Produtividade em Pesquisa, Produtividade Sênior e para a Prospecção de Projetos em Terapias Avançadas.

A bolsa Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) é concedida em duas categorias. Para bolsas da categoria 1, é necessário ter, no mínimo, oito anos de doutorado completos até dezembro de 2021 ou experiência de pelo menos dez anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Para a Categoria 2, o candidato deverá possuir, no mínimo, três anos de doutorado completos até dezembro de 2021 ou experiência de pelo menos cinco anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia.

Para essa seleção, é necessária a atuação nas seguintes áreas tecnológicas: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias; Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços e Energia.

O prazo para submissão das propostas vai até o dia 31 de julho. O resultado preliminar está previsto para 7 de dezembro de 2021 e a divulgação final para 15 de fevereiro de 2022.

Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) será concedida individualmente, em função do mérito da proposta e ao pesquisador que atenda os pré-requisitos e critérios de qualificação. Além disso, o interessado deve ter título de doutor ou perfil científico equivalente e se dedicar às atividades constantes do pedido de bolsa, entre outros.

As bolsas PQ são consideradas de alto nível do CNPq e destinadas a pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque nas respectivas áreas do conhecimento. 

O prazo para submissão das propostas vai até o dia 16 de agosto. O resultado preliminar está previsto para 8 de dezembro de 2021 e a divulgação final para 9 de fevereiro de 2022.

Bolsa de Produtividade Sênior (PQ-Sênior), também será concedida individualmente e o pesquisador deverá, por exemplo, ter título de doutor ou perfil científico equivalente e ter permanecido e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis.

Independentemente de ter bolsa vigente de Produtividade em Pesquisa ou em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, o pesquisador deverá fazer a solicitação acompanhada de projeto científico-tecnológico.

O prazo para submissão das propostas vai até o dia 16 de agosto. O resultado preliminar está previsto para 8 de dezembro de 2021 e a divulgação final para 9 de fevereiro de 2022.

No caso da Prospecção de Projetos em Terapias Avançadas, a chamada tem o objetivo de identificar, para eventual financiamento subsequente, projetos com ensaios pré-clínicos, ensaios clínicos nas fases 1 a 3, em andamento ou finalizados, com produtos de terapias avançadas que sejam de especial interesse nacional no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022.

Os Produtos de Terapias Avançadas são divididos em três categorias: Produtos de Terapia Gênica, Produtos de Terapia Celular Avançada e Produtos de Engenharia Tecidual. Os pesquisadores interessados precisam atender a critérios como ter o título de doutor ou livre docência, currículo cadastrado na Plataforma Lates e atualizado até a data limite para submissão da proposta, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto proposto e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

O prazo para submissão das propostas vai até o dia 19 de agosto. O resultado preliminar está previsto para 19 de outubro e a divulgação final para 18 de novembro de 2021.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25177 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada