Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Macroprojetos do PEP serão financiados com orçamento do Programa Mais MT
INVESTIMENTOS
Macroprojetos do PEP serão financiados com orçamento do Programa Mais MT
15/06/2021 22:55:06
por Assessoria
Foto por: Secom - MT

Em reunião realizada com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, no dia 11 de junho, a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)  apresentou alguns macroprojetos oriundos do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) que foram aprovados para receber recursos do Programa Mais MT.

O PEP representa para a Unemat “a materialização do compromisso da gestão em relação às tomadas de decisão respaldadas pelas necessidades e anseios da comunidade unematiana”, conforme o documento de 2017, e que foi construído, de forma coletiva e participativa, para o período de 2015 a 2025. Deste planejamento, a reitoria recortou alguns projetos que estão presentes nas demandas de todos os campus e que são importantes para atender aos objetivos estratégicos e às metas do PEP, no sentido de potencializar a qualidade de oferta das ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.

O governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 829, de 22 de fevereiro de 2021 o qual dispõe sobre o “Mais MT” - Programa de Investimentos em Obras e Ações do Estado de Mato Grosso com o objetivo de investir em ações em 12 grandes eixos estruturantes: Segurança; Saúde; Educação; Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Infraestrutura; Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Simplifica MT; Eficiência Pública; Meio Ambiente; Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

A Unemat, por meio da ação da atual gestão, apresentou ao governador as demandas do PEP e, destacadamente, quatro macroprojetos serão financiados pelo Programa Mais MT:

1. Readequação da rede elétrica de média tensão e implantação de religador automático (RA), com vistas a ampliação da carga instalada na rede de média tensão e implementação do programa de revitalização e readequação estrutural e elétrica dos Câmpus Universitários.

2. Aquisição de serviços de elaboração de projeto e execução para prevenção e combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas – SPDA, para os Câmpus e Sede da Unemat, visando a adequação das atuais condições de segurança contra incêndio, descargas atmosféricas e pânico.

3. Modernização da infraestrutura de rede lógica de todas as unidades da Unemat, visando proporcionar alta qualidade no acesso aos serviços institucionais e acadêmicos, às bases de pesquisas científicas e acesso à Internet para a comunidade acadêmica e externa.

4. Modernização e reestruturação dos laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão através de equipamentos modernos, multifuncionais e destinados a multiusuários.

Outros projetos foram apresentados ao governador Mauro Mendes e também avaliados como potenciais objetos para financiamento com recursos do Programa Mais MT. Aquisição de ônibus e vans e criação de estúdio de produção e edição de material digital com o objetivo de produção de materiais didático-científico para atender as ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano de 2021, a Unemat receberá um investimento em torno de 15 milhões do Programa Mais MT, sendo que o restante será discutido ao longo deste ano para ser executado nos próximos anos.

Para Rodrigo Zanin, reitor da Universidade, esses investimentos serão fundamentais para o desenvolvimento da instituição e para atender qualitativamente a comunidade acadêmica, pois esses projetos estão na pauta do planejamento da Instituição há um determinado tempo e, em função das dificuldades financeiras, não foram atendidas à época.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24634 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada