Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe doações de livros viabilizados pela Lei Aldir Blanc
CULTURA
Unemat recebe doações de livros viabilizados pela Lei Aldir Blanc
17/05/2021 17:48:09
por Lygia Lima
Foto por: Jaime França- Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) recebeu nesta segunda-feira (17) a doação de diversos exemplares de quatro títulos publicados por meio da Lei Aldir Blanc e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. As obras organizadas pelas professoras da Unemat Olga Maria Castrillon-Mendes e Neuza Zattar foram entregues ao reitor Rodrigo Zanin e vice-reitora Nilce Maria e também serão enviadas para diversos câmpus da Unemat.

O livro “Um trecho do Oeste Brasileiro”, de autoria de Gabriel Pinto de Arruda foi reeditado por meio da organização da professora Neuza Zattar que concorreu no edital  Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Lei Aldir Blanc. O livro publicado originalmente em 1938 é definido por Neuza como uma ode a Cáceres.  

De acordo com a professora o livro de Gabriel Pinto de Arruda, pode ser considerado como  “um dos primeiros senão o fundador da memória do município, transversa outras textualidades e representa um  legado aos leitores, sobretudo aos cacerenses, pela imersão na história fundacional da cidade de São Luiz de Cáceres, nas dimensões geopolítica, econômica, social e cultural, nas riquezas do solo, dos rios, da flora e da fauna e, em meio a essa tessitura de elementos, a identidade do homem do oeste brasileiro vai sendo construída”, afirma na Apresentação.

O livro “Letras Cacerenses” de autoria de Natalino Ferreira Mendes (in memorian) e Olga Castrillon-Mendes traz na primeira parte textos inéditos de Natatalino, e as outras duas partes são da professora Olga. Esta obra também foi viabilizada por meio do Edital Nascentes, da  da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Lei Aldir Blanc.

Outras duas obras: “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória) Volumes I e II de autoria de Natalino Ferreira Mendes e organizados por Olga Castrillon foram produzidos e impressos por meio do projeto “Natalino Ferreira Mendes: um mestre da cultura mato-grossense” que concorreu ao edital Mestres da Cultura,  viabilizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e a Lei Aldir Blanc.

Os dois volumes trazem textos inéditos de Natalino Ferreira Mendes  e estão colocados de modo a instigar a curiosidade do leitor. “É como se o mestre, em sala de aula, colocasse à disposição dos alunos, o planejamento de uma viagem pelo mundo das redescobertas de si a partir do conhecimento do seu próprio espaço de representação. Portanto, é uma aventura pelos meandros da cultura, da história, da memória e da reconstrução das manifestações do humano que se solidificam nas temporalidades, muito próprios da constituição das identidades e do imaginário de cada leitor”, diz trecho da apresentação das obras.  

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24565 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada