Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat terá Centro de Línguas Ameríndias
DIVERSIDADE
Unemat terá Centro de Línguas Ameríndias
19/04/2021 14:45:42
por Lygia Lima
Foto por: Moisés Bandeira

O Centro de Línguas Ameríndias (Clam), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), será um espaço para o ensino, pesquisa e extensão voltado para oferta de cursos de línguas originárias, em especial, as faladas em Mato Grosso. Quanto à pesquisa,  estará voltado para documentação dessas línguas e também como um local privilegiado para ações de extensão direcionadas ao ensino de línguas nas aldeias e produção de materiais didáticos específicos para as escolas indígenas.

O Centro vai funcionar no campus de Barra de Bugres, porque ali já abriga a Faculdade Indígena Intercultural. A instalação do CLAM já foi aprovada em todas as instancias colegiadas da Unemat.

A Unemat acredita que o Centro de Línguas Ameríndias vai possibilitar com que linguistas indígenas e não indígenas possam se formar e qualificar de forma a contribuir para problematizar, ensinar, estudar e documentar as línguas ancestrais que são faladas em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, coexistem mais de 40 povos ancestrais que falam cerca de 34 línguas diferentes, cujos estudos descritivos dessas línguas estão em diferentes estágios. A maioria dessas línguas se liga a dois grandes troncos linguísticos, o Tupi e o Macro-Jê; há ainda línguas das famílias Karib e Aruak, e também, línguas isoladas como o Myky, Manoki e Trumai, além do complexo linguístico Nambikwara, que não está, geneticamente, aparentado a nenhuma outra família linguística das Américas. 

As pesquisas em desenvolvimento na Unemat demonstram que em Mato Grosso há diferentes realidades linguísticas, que vão desde comunidades monolíngues em sua língua ancestral, até comunidades que já perderam suas línguas e falam hoje, como primeira língua o português. 

Com o funcionamento do Centro de Línguas Ameríndias deverão ser oferecidos para comunidades indígenas e não indígenas cursos de curta duração, em especial, das línguas ancestrais existentes em Mato Grosso, cursos de outras línguas naturais como o português, inglês e espanhol, Línguas de Sinais Indígenas (cooficiais ou não, bem como, aquelas emergentes) , além da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 Também se espera que o Centro possa contribuir para  a produção de materiais didáticos específicos, tradução/versão de textos canônicos, a exemplo da versão da Declaração dos Direitos Universais – cuja versão foi feita pela Unemat para a língua Xavante – para línguas indígenas.

Um grande diferencial desse Centro é a participação de professores indígenas que fazem parte tanto do corpo docente, como do Conselho Superior do Centro.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24477 | Impressões: 138092
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada