Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Bolsistas destacam benefícios da participação em projetos
PRAE
Bolsistas destacam benefícios da participação em projetos
19/04/2021 09:58:54
por Rosana Alves (Prae)

Bolsistas de todas as modalidades (ensino, pesquisa, extensão e do Programa de Estágio) puderam falar sobre a experiência de estarem integrados a projetos durante bate papo organizado pelo Diretoria de Gestão de Bolsas, vinculada a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), entre os dias 24 de março e 16 de abril, pelo Google Meet.

Para construção do espaço de diálogo, os bolsistas foram organizados em cinco grupos e a PRAE juntamente com as pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) mediaram a conversa. Os bolsistas demonstram que os projetos têm agregado positivamente para sua formação profissional e social.

“Os encontros permitiram estreitar o contato com os bolsistas para iniciarmos um acompanhamento sistemático destes alunos. Os apontamentos que trouxeram vão nos ajudar a melhorar as políticas macros que visam a permanência digna do aluno na universidade”, explica a Diretora de Gestão de Bolsas, professora Rosana Alves. 

Bolsistas compartilham experiências

Durante os encontros, os bolsistas compartilharam suas experiências como membros dos mais diversos programas e projetos e como essa vivência tem contribuído para formação profissional e social. Raiane Pereira Lima, acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia, no campus de Sinop, bolsista de iniciação científica (IC) destaca a possibilidade de difundir o conhecimento produzido por meio de publicações: “conseguimos participar de eventos externos internos e externos e nestas oportunidades conhecemos pesquisas de outras regiões e perspectivas diferentes, o que contribui muito na formação”.

Outra bolsista de IC pontua que o envolvimento do bolsista nas atividades dos projetos ajuda a transformar o conhecimento teórico em conhecimento prático. “Eu me aprofundei em uma área que eu já tinha visto de modo geral, mas agora estou focando melhor, inclusive pretendo desenvolver meu trabalho de conclusão de curso sobre o tema que norteia o projeto de pesquisa”, relata a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, campus de Barra do Bugres, Carla Cristina Zimpel Trecenti.

Para Matheus Silva Goncalves, acadêmico de Letras, no campus de Pontes e Lacerda, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a vivência proporcionada pelo programa permite ampliar o universo de referência da atuação na área profissional. “Os supervisores nos dão muito suporte, o que tem me deixado muito mais confiante quanto ao exercício da profissão que irei exercer em breve. Acredito que com esta experiência eu vou chegar na escola como professor licenciado com muito mais segurança,” destacou.

Lívia Maciel Fernandes, acadêmica de Medicina, no campus de Cáceres, relata que o projeto de extensão que integra surgiu durante o período de pandemia da Covid-19 e que a troca com a equipe e com os profissionais da área onde o projeto está sendo desenvolvido tem sido satisfatória. “A ideia é acolher pacientes do setor oncológico do Hospital Regional de Cáceres de forma multidisciplinar. Participam alunos de medicina e enfermagem da Unemat e da área de odontologia, psicologia e fisioterapia de outra instituição de ensino, que contribuem como colaboradores. Somos 34 participantes em contato com os profissionais do hospital, realizando esse trabalho de acolhimento dos pacientes”.

Pesquisa de Perfil de Estudantes Bolsistas da Universidade do Estado de Mato Grosso

Os 1.247 bolsistas ativos na Unemat receberam, via e-mail, o formulário da primeira etapa da “Pesquisa de Perfil de Estudantes Bolsistas da Universidade do Estado de Mato Grosso”. O instrumento, segundo a Diretoria de Gestão de Bolsas vai permitir levantar dados mais concretos para definir estratégias de acompanhamento do aluno bolsista.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24473 | Impressões: 138157
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada