Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Alunas de Jornalismo produzem podcast sobre desafios de catadores de recicláveis na pandemia
TANGARÁ DA SERRA
Alunas de Jornalismo produzem podcast sobre desafios de catadores de recicláveis na pandemia
18/09/2020 14:51:22
por Comunicação/Tangará da Serra

Intitulado Conscientiza, o podcast apresenta a realidade dos catadores de material reciclável em Tangará e Brasil, durante o período de pandemia. O seu primeiro episódio foi produzido pelas alunas do quarto semestre do curso de Jornalismo, Yesa Maria, Renata Rocha e Pâmela Cristina. E o objetivo é conscientizar a população dos riscos sofridos pelos catadores.

O podcast está vinculado ao programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (Unemat), sob a coordenação do professor Sandro Sguarezi. De acordo com Yesa Maria, a sua iniciativa nasce do envolvimento dela com o cotidiano dos catadores de material reciclado da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (COOPERTAN). “Há pouco mais de um ano tenho estudado a fundo a Economia Solidária (através do projeto IOCASS), logo criei um amor muito grande pelos catadores de materiais recicláveis de Tangará, o pessoal da Coopertan”, comenta ela.

Yesa Maria foi bolsista e hoje atua como voluntária do programa IOCASS, enquanto Pâmela Cristina atua como bolsista do projeto de Jornalismo Científico, voltado para a divulgação científica. Já Renata Rocha participa como voluntária dessa ação extensionista. A participação de todas elas, além de reafirmar o compromisso da universidade para com a comunidade, busca de maneira mais específica dar visibilidade ao trabalho dos catadores na região e em todo o Brasil.

Apesar da situação dos catadores nos inúmeros aterros sanitários do Brasil já ter sido explorada em novelas e documentários vencedores como Ilha das Flores e Lixo Extraordinário, permanece como um problema a ser mais conhecido por parte da opinião pública em geral. Durante a gravação do podcast, as alunas perceberam que falta muita informação e consciência sobre. Pelo menos é o que garantiu Renata Rocha. “Buscamos dar mais visibilidade ao trabalho deles, pois falta valorização e conscientização da população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.

A produção de podcast tem sido uma atividade bastante desenvolvida pelo alunos do curso de Jornalismo. Ela exige uma série de habilidades técnicas e humanas, desde a gravação à edução e publicação na plataforma spotify, por exemplo. E não foi diferente nessa produção. De acordo com Yesa, a maior dificuldade ficou na edição. “Creio que a nossa maior dificuldade foi a edição, conseguir fechar falas que conscientizasse mesmo”.

Além da edição, Yesa Maria relatou dificuldade durante a gravação das entrevistas. “A dificuldade com os catadores é gravar no horário de serviço, acaba atrapalhando o desenvolvimento da separação do recicla, mas, sempre nos atendem com muita atenção, são pessoas carentes de visibilidade e ainda vistas como “lixeiros” quando na realidade são verdadeiros educadores ambientais, fazem muito mais pelo meio ambiente do que o próprio governo”, pontuou ela.

Com duração de quase 8 minutos, o podcast ouviu homens e mulheres catadores e um catador de Porto Alegre, Alex Cardoso, que é membro e fundador do movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis, há 19 anos. Ele cursa Ciências Sociais e militante.

Confira o podcast Conscientiza na íntegra no link.

Yesa Maria · Os desafios dos catadores de materiais recicláveis durante a pandemia
Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24539 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada