Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat e acadêmicos sobem ao pódio em hackathon internacional
COVID-19
Unemat e acadêmicos sobem ao pódio em hackathon internacional
27/05/2020 16:08:31
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

A criação da Clô, uma assistente virtual que informa o hospital mais próximo e os leitos disponíveis para atendimento da Covid-19, deu aos alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) o primeiro lugar no hackathon internacional Hacking + Help, com direito ao prêmio de 2.500 reais, três meses de mentoria e a possibilidade de investimento no projeto. A proposta do hackathon, realizado 100% online, foi encontrar soluções para os problemas decorrentes da pandemia provocada pelo novo coronavírus, divididos em seis clusters: Saúde, Educação, Assistência Social, Empregabilidade, Cooperativismo e Logística.

A Clô, através de uma linguagem natural, por meio de perguntas e análise de respostas para entender o quadro clínico do paciente, não só faz triagem como, a partir do perfil traçado, solicita a localização da pessoa e a direciona ao hospital mais próximo e com leitos disponíveis. Trata-se de um chat bot automatizado para WhatsApp, que facilita a utilização e o acesso para a população.

Segundo Sérgio Ramos, membro da equipe vencedora, a informação sobre ocupação de leitos disponíveis não é informada para a população. “Isso faz com que a pessoa fique confusa em qual centro de recepção procurar caso tenha os sintomas graves da Covid. Em cidades grandes pode ocasionar trânsito de pessoas com Covid em busca dos centros que disponham de vaga. O nosso projeto é que ela consiga ser direcionada para o centro de Covid mais próximo, já com o conhecimento de qual hospital será direcionada. Você está com sintomas? Fale com a Clô”, orientou Sérgio.  

Já o primeiro lugar de melhor instituição de ensino por número de inscritos e participação no pódio foi dividido entre a Unemat, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Instituição de Ensino Superior no Rio de Janeiro (Unisuam).

A equipe Avança Nortão/Cobed19 disputou o cluster Saúde com outros 35 projetos finalistas. Saúde foi o cluster mais concorrido do hackathon. Apenas 148 projetos chegaram a final entre as seis categorias. O desafio teve início com 1.500 hackers participantes, 350 mentores e 85 jurados de 80 instituições de ensino dos oito países falantes da língua portuguesa.  

Sergio Ramos, Claudiane Menin, Victória da Silva e Felipe Mantovani, são acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Unemat, em Sinop. Claudiane já é veterana em eventos de empreendedorismo interando agora quatro premiações.

Unemat/Hacking + Help: A participação no evento foi fruto de mais uma parceria firmada pela Agência de Inovação da Unemat, que envolveu cerca de 30 professores e 100 alunos. Professores e técnicos da Unemat participaram do Hacking + Help como mentores voluntários. Além dos acadêmicos da Unemat do câmpus de Sinop também participaram os dos câmpus de Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina, Tangará da Serra e alunos do Ensino a Distância (EAD) de Campo Verde, Juína, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, São Félix do Araguaia e Vila Rica.

Depoimentos

Nunca tinha feito algo parecido. Corri no final de semana para estudar e pesquisar sobre tecnologias relacionadas. Não dormi o fim de semana inteiro, e alucinado na madrugada, consegui criar a Clô. É apenas uma ideia, mas que tem um potencial enorme, visto que são muitas as áreas da saúde e essa solução pode ser escalável a todas elas, agregando imagens, vídeos, áudios. O whatsapp é uma plataforma incrível, e utilizado por mais de 5 bi de pessoas no mundo todo.

Imagina a Clô levando informação, educação, e saúde para as pessoas. Esse é o espírito que entregamos no hackathon. Obrigado Mauro e a todos os orientadores que nos ajudaram nessa jornada. E a todas as equipes da Unemat, meus parabéns pelo engajamento. Somos a melhor universidade no maior hackaton.  Muito orgulho de nossa universidade Unemat Sinop.

Sérgio Ramos – Desenvolvedor

Confesso que fiquei totalmente intimidada em participar de um evento envolvendo gente de tantas universidades incríveis, mas, foi exatamente por isso que decidi participar. No fim, o engajamento do pessoal e a mentoria dos professores da Unemat nos levaram a desenvolvedor em um fim de semana algo que não achávamos que era possível. É uma honra representar a Unemat e poder mostrar pra todos o preparo que a gente recebe pra desenvolver coisas que mudam o mundo.

Claudiane Menin – Desenvolvedora (2° Lugar na lll Mostra de Idéias do curso de Sistemas de Informação da Unemat-Sinop, 3° Lugar no primeiro Startup Weekend ODS Cuiabá e 1° Lugar no primeiro Startup Weekend Cuiabá woman).

Devo confessar que participar do Hacking + Help foi uma experiência única e incrível. Durante o hackathon, desfrutei da oportunidade de trabalhar com uma equipe incrível. Além da equipe agradeço o professor Mauro e a todos os mentores, especialmente o Willyan e o Tales que nos ajudaram nessa jornada.

Victória Katrini Fausta da Silva

O Hacking + Help foi algo muito inesperado. Só conhecia uma integrante do meu grupo, a Victória. Já no primeiro dia fizemos uma reunião pelo Skype e definimos a área, escolhemos o objetivo do projeto e começamos a trabalhar. Todo o processo foi bem tranquilo. Ainda não acredito que ganhamos essa disputa. Estou feliz com o resultado e espero conseguir levar para frente esse produto. Agradeço a todos os mentores que nos ajudaram, com menção especial para o Mauro, Willyam e Thales.

Felipe Mantovani Strack - Negócios

É sempre muito gratificante perceber o quanto nossos alunos se dedicam... Eles aceitaram o desafio rapidamente, e se entregaram ao trabalho. Viraram a noite sem dormir e conseguiram entregar uma solução muito bem estruturada. A experiência prévia dos alunos com o projeto Mostra de Ideias da Unemat, projeto sobre tecnologia, criatividade e negócios, também os ajudou a estruturar a solução de modo mais claro e objetivo. Foi uma experiência incrível ver como a equipe conseguiu dividir tarefas e executá-las com tanta competência. Isso mostra a força que nossa Universidade tem e o potencial dos nossos alunos

Professor Mauro Junior, Sistema de Informação Unemat/Sinop

No curso de Sistemas de Informação incentivamos os alunos a desenvolver uma mentalidade empreendedora e aprender a aprender. A equipe Avança Nortão/Cobed19 mostrou isso no Hacking + Help 2020. Apresentaram suas ideias, aprofundaram os conhecimentos, foram atrás de novas informações, pivotaram suas ideias na hora certa, viraram a noite estudando novas tecnologias e em pouco mais de 24 horas estavam com a solução vencedora pronta. O aprendizado baseado em problemas é a base para o desenvolvimento de novas habilidades e todos demonstraram utilizar suas competências para resolver um problema comum. Só temos a agradecer e nos espelhar nestes alunos por mostrarem que sabem resolver problemas usando tecnologia. Parabéns a equipe e a todos que tornaram essa conquista possível.

Professor Tales Bogoni, Sistema de Informação Unemat/Sinop

Participar do maior hackaton online do mundo, o Hacking + Help 2020, foi uma experiência ímpar.  Gratidão em poder ajudar e aprender, pois pude me reunir e conversar com equipes de diversas Universidades, inclusive de outros países, e a equipe vencedora do cluster de Saúde foi uma destas. Logo no início do evento fui procurado pela equipe Avança Nortão/Cobed19 para conversarmos sobre o desafio e a proposta deles e assim continuamos durante todo o evento e com contribuições de outros professores a equipe conseguiu tornar seu produto mais atrativo e levar esse prêmio. Parabenizo a todos, sei que se empenharam muito, foram horas “codando”, mudanças repentinas a serem implementadas, e a equipe se mostrou resiliente e o resultado final veio com o merecido prêmio. O evento foi sensacional, houve muito networking, aprendizado, dificuldades, momentos alegria e orgulho, principalmente por ter nossa instituição de ensino bem representada por esses alunos, professores e técnicos. Agradeço a Agência de Inovação (Aginov) pelo convite.

Professor Willyan Alves da Silva, Ciência da Computação Unemat/Barra do Bugres

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24532 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada