Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat produz e doa face shields e cápsulas de baixa pressão em Alto Araguaia
PANDEMIA
Unemat produz e doa face shields e cápsulas de baixa pressão em Alto Araguaia
25/05/2020 15:31:28
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Alto Araguaia para aquisição de uma impressora 3D e o câmpus local está produzindo equipamentos de proteção contra a Covid-19.

Além dos protetores faciais em acrílico, conhecidos como face shield para os profissionais de saúde do município, os alunos do curso de Computação produziram capsulas de pressão negativa para serem utilizados nos leitos com pacientes com a Covid-19. O professor e pesquisador Fernando Yoiti Obana, da Unemat explica que as capsulas produzidas pela Unemat permitem a utilização com ventilação não invasiva de forma que o paciente positivo não expire o vírus, uma vez que as mesmas possuem um exaustor e um filtro. “Esse é um equipamento de proteção coletiva, porque visa a segurança dos profissionais de saúde ao lidar com esse paciente com a Covid-19 sem que seja exposto ao risco”, explica o professor.

A parceria firmada entre o Câmpus da Unemat em Alto Araguaia, já permitiu a entrega de 70 face shield para o município e a meta é chegar a 200 equipamentos de proteção individual. Além do menor custo, o fato dessas máscaras em acrílico serem produzidas localmente é a rapidez em atender a demanda que vier a surgir. Quanto as capsulas foram entregues ao hospital três equipamentos, dado que a unidade de saúde possui três leitos hospitalares destinados a pacientes que tenham contraído o coronavírus.

O presidente da Câmara de Alto Araguaia, Jorge Melo, destacou a importância da parceria com a Unemat nessa ação de combate ao Coronavírus. Na solenidade de entrega dos equipamentos, ocorrida na semana passada em Alto Araguaia, o vereador lembrou o empenho da direção da instituição, dos professores e dos alunos em se engajar nessa ação junto com todos os vereadores do município.

O prefeito municipal, Gustavo Melo, também destacou a participação da Unemat. “A Unemat está fazendo justiça social com o seu trabalho. A universidade está aqui em Alto Araguaia há mais de 20 anos e só tem trazido benefícios. Essa ação demonstra a diferença e forma bons profissionais”, destacou.

Para assistir a matéria jornalística produzida pela TV local no ato de entrega dos equipamentos de proteção acesse: https://www.youtube.com/watch?v=GvrED8vZHdM&feature=youtu.be

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24590 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada