Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
GESTÃO
Unemat recebe futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
08/05/2020 19:48:27
por Hemilia Maia
Foto por: Moises Bandeira

Nessa sexta-feira (8), o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, a vice-reitora, Nilce Maria da Silva e os pró-reitores receberam a visita do deputado estadual, Faissal Calil, que assumirá a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia  e Inovação (Secitec) na próxima semana.

No organograma estadual a Unemat é ligada a Secitec e o futuro gestor da pasta além de conhecer mais de perto a Universidade veio para colocar-se à disposição da Unemat que está com o calendário acadêmico suspenso em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Estou aqui para contribuir com o crescimento da Instituição”, afirmou Calil. Atualmente, a Unemat está presente em 45 dos 141 municípios do Estado por meio de câmpus, núcleos e polos, oferta 190 turmas de graduação e 13 cursos em Ensino a Distância.

A educação a distância vem sendo apontado como uma solução para o momento, mas o reitor faz algumas ponderações. “Não temos como virar um botão e transformar aulas presenciais em EAD. Nesses dois meses estamos trabalhando na melhoria internet, deixando mais rápida em todos os câmpus, na implantação de um sistema acadêmico condizente com o novo modelo e numa formação em educação a distância para nossa comunidade acadêmica. A ideia é encerrar os 100 dias letivos e as 400 horas do semestre 2020/1 de forma presencial e já iniciar o 2020/2 com um percentual que pode chegar a 20% das 400 horas a distância”, explicou Rodrigo Zanin.

O reitor apresentou a Unemat em números para Calil e pediu auxílio para demandas da Instituição que em 41 anos já formou mais de 33 mil profissionais. Na reunião foi enfatizada a importância da Ciência e Tecnologia, e principalmente, neste momento de pandemia, quando o mundo espera da Ciência e Tecnologia as soluções de combate e prevenção da Covid-19.   

Entre os pedidos está a intervenção pela liberação do orçamento da Unemat para a aquisição da área onde funciona a Área Experimental do câmpus de Tangará da Serra, espaço primordial para a continuidade dos trabalhos de ensino e pesquisa desenvolvidos pela Unemat, o reinício das obras do escritório da Unemat em Cuiabá que funciona dentro das instalações da Secitec e a reestruturação e reconhecimento dos cargos de gestão dos câmpus de Juara, Nova Mutum e Diamantino.  

Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), professor Adriano Silva, o assessor de Assuntos Internos da Unemat, Dionei Silva, e o consultor do deputado, o deputado da gestão (2015/2018), Wancley Carvalho.

Pró-reitores de: Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, de Ensino de Graduação; Alexandre Gonçalves Porto; de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Fernandes de Miranda; de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu, de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro; de Administração, Toni Hirota Tanaka; e de Assuntos Estudantis, a representante, Inês Parolin. 


 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada