Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Com 188 participantes, Unemat realiza 8º Encontro de Formação
GESTÃO
Com 188 participantes, Unemat realiza 8º Encontro de Formação
07/11/2019 19:22:05
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
8ª edição do Encontro de Formação reuniu 188 gestores e servidores
8ª edição do Encontro de Formação reuniu 188 gestores e servidores

Realizada de segunda (4) a quarta-feira (6) na Cidade Universitária do Câmpus de Cáceres, a 8ª edição do Encontro de Formação de Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reuniu 188 gestores e servidores discutindo o tema ‘Integrando novas perspectivas na graduação’.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) visando a capacitação dos responsáveis pela gestão da Universidade, o Encontro reúne gestores de diversas instâncias da Unemat: coordenadores dos cursos de oferta contínua, diretores das faculdades, um membro de cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), diretores administrativos e diretores político-pedagógico e financeiros dos câmpus e pró-reitores, além do reitor, Rodrigo Bruno Zanin, e da vice-reitora, Nilce Maria da Silva.

 

Orientações técnicas

Durante o encontro, foram realizados painéis de orientações técnica pela Pró-Reitorias e outros órgãos administrativos da Universidade.

A Proeg abordou evasão e permanência, a regulação de cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de apresentarem a Instrução Normativa. As Diretorias de Gestão de Bacharelados (DGB) e de Licenciaturas (DGL) da Proeg orientaram os gestores sobre atribuição docente.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) apresentou números e atualizações de legislações, ações da pesquisa e planejamento e estratégias para a pós-graduação. Em conjunto, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Proeg discutiram a creditação da extensão. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) abordou o envolvimento, a corresponsabilidade e o engajamento nos assuntos estudantis no espaço universitário.

A Pró-Reitoria de Administração (Prad) explanou sobre a Lei Complementar Nº 600/2017 e regras de contratações e editais, bem como cadeia de valor e mapeamento de pessoas. A Diretor Administrativo de Desenvolvimento Organizacional (Dado) da Prad passou orientações técnicas sobre protocolos.

A Pró-Reitoria de Gestão Financeira (PGF) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI) apresentaram a situação financeira e orçamentária da Universidade. A Direção de Tecnologia da Informação da Unemat (TIU) da PRPTI falou com os gestores sobre a implantação de novos sistemas de tecnologia da informação na Instituição.

A Supervisão de Comunicação Institucional abordou o desenvolvimento da Política de Comunicação da Unemat, bem como os resultados de divulgação das ações da Instituição em 2019.

 

Palestras

Além das orientações técnicas, os gestores também participaram de quatro palestras sobre graduação, gestão e integração.

A palestra inaugural, realizada na manhã da segunda-feira, foi ministrada pela ex-reitora da Unemat e atual presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), Ana Maria di Renzo, que abordou os desafios do Ensino Superior em Mato Grosso. Ana Di Renzo é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche em História das Teorias Linguísticas na Escola Superior de Lyon, na França, mestre em Linguística pela Unicamp e graduada em Letras pela Universidade Paranaense (Unipar). Além de reitora e membro do CEE, Ana também já atuou como pró-reitora de Ensino de Graduação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Unemat.

Na manhã da terça-feira, o professor Klaus Werner Capelle falou aos gestores sobre os desafios para as universidades no Século XXI e sobre a experiência inovadora realizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde foi reitor e pró-reitor de Pesquisa. De nacionalidade alemã, Capelle é pós-doutor em Física da Matéria Condensada e Estrutura Eletrônica pela Universidade de São Paulo (USP), doutor, mestre e graduado em Física pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, além de possuir mestrado em Física pela Universidade do Novo México em Albuquerque, no Estados Unidos.

Na tarde da terça-feira, o professor Peter Alexander Bleinroth Schulz ministrou a palestra ‘Uma faculdade, seis cursos e nenhum departamento’, sobre a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, da qual foi direitor. Pós-doutor em Ciências Exatas e da Terra pelo Instituto Max Planck de Pesquisa do Estado Sólido, na Alemanha, Schulz é doutor, mestre e graduado em Física pela Unicamp, além de também possuir doutorado em Física pela Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha.

O último dia de evento contou com palestra da professora Ana Inês Sousa, falando sobre a experiência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a inserção da extensão universitária nos currículos de graduação. Ana Inês é doutora em Saúde da Criança e da Mulher, mestra em Saúde Pública e especialista em Pneumologia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFRJ. Atualmente a professora atua na Pró-Reitoria de Extensão da Federal fluminense.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada