Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat participa do Fórum Mato-Grossense de Lixo e Cidadania
EXTENSÃO
Unemat participa do Fórum Mato-Grossense de Lixo e Cidadania
22/10/2019 13:32:45
por Yesa Maria Carvalho/Redação Iocass

Professores e catadores de materiais recicláveis do programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas Sustentáveis e Solidárias (Iocass), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra, durante reunião extraordinária do Fórum Mato-Grossense de Lixo e Cidadania, realizada quinta-feira (17), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em Cuiabá.

Além dos membros da Iocass, a reunião também contou com a participação de Brasílio Soares, representando a Secretario de Estado de Agricultura Familiar, defensores públicos, representante da Sema-MT, de empresas e catadores de Cuiabá e Várzea Grande.

Durante a reunião, foi abordado o Programa Pró-Catador que, de acordo com o professor Sandro Sguarezi, foi escrito pela equipe de professores pesquisadores da Iocass em conjunto com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Ascavag), Cooperativa Chapadense de Materiais Recicláveis (Coopchamar) e Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan).

Segundo a defensora pública Carolina Weitkiewic, a Defensoria Pública de Mato Grosso começou a se fazer presente para ajudar na elaboração de questões jurídicas, prestando apoio à causa e atuando em defesa dos catadores.

“Embora haja uma lei com mais de 10 anos, a Lei dos Resíduos Sólidos, os catadores ainda não possuem o protagonismo que precisam ter nesta coleta seletiva, que é pouco implementada”, relata Carolina. “A Defensoria Pública veio justamente como uma ponte entre os catadores e o sistema de justiça. Nosso papel é ser agente de transformação dessas pessoas que estão à sombra”, explica a defensora.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24536 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada