Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Simpósio de Direitos Humanos e Justiça sobre Consciência Negra
BARRA DO BUGRES
Unemat realiza Simpósio de Direitos Humanos e Justiça sobre Consciência Negra
22/10/2019 10:28:48
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso vai realizar o Simpósio de Direitos Humanos e Justiça e a 1ª Semana da Consciência Negra com a temática “Negro e o caminho e lutas por direitos”, no período de 26 a 29 de novembro, no câmpus de Barra do Bugres. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia de abertura do evento (26/11), acessando o link:   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIWVkH24JEG6giFJ98wQ-eMcH7A2gNlJ2i_ZIJQmO3E5tkyg/viewform?vc=0&c=0&w=1.

O evento tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate sobre a temática da Consciência Negra dentro do ambiente acadêmico. A metodologia proposta é realizar mesa-redonda e rodas de conversas dentro de eixos temáticos, oportunizando um momento de conversas e de troca de experiências. Também serão realizadas palestras, oficinas, exposição artística e exibição de filmes sobre a temática.

A expectativa dos organizadores é que o evento gere abordagens que contribuam e sensibilizem os participantes a desenvolverem um olhar critico de modo a promover a igualdade e justiça para a população negra e sua ocupação na sociedade passados 131 anos da abolição da escravidão.

A cada dia de evento será discutida uma temática dentro de um eixo. Dia 26 de novembro: “Passado, Presente e Furuto: Memórias, Escravidão e 131 anos de abolição”. Dia 27 de novembro: “Corpos Negros: Movimentos da mulher preta e o negro na ocupação das cidades e dos quilombos”. Dia 28: “Ações afirmativas: Década internacional de afrodescendentes – marcos nacionais e internacionais no combate ao racismo e as mais variadas formas de preconceito. Para finalizar, no dia 29 de novembro, está sendo confirmada a temática que pode contemplar a educação escolar quilombola.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada