Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat lança livro sobre comportamento eleitoral
PUBLICAÇÃO
Professor da Unemat lança livro sobre comportamento eleitoral
21/10/2019 17:34:45
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Claiton Pazzini Goulart, acaba de lançar pela Editora CRV o livro “Voto Econômico, Agronegócio e o Crescimento Econômico - Comportamento Eleitoral nos Pleitos Municipais (2004-2008)”. A obra é resultado da tese de doutorado interdisciplinar em Ciência Política, ofertado pela Unemat e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). 

“A abordagem principal do livro é sobre o comportamento eleitoral, a partir da influência que a variável 'crescimento econômico' exerceu nas reeleições de prefeitos (nos pleitos de 2004 e 2008) nos municípios mato-grossenses”, contou o autor Claiton Goulart.

O livro pode ser adquirido impresso ou digital pela editora:  www.editoracrv.com.br. Mais informações para aquisição em: (41) 3039-6418.

Sinopse: O comportamento eleitoral manifesta-se a partir de padrões geográficos do voto, os quais estão intrinsecamente ligados às condicionantes políticas, sociais e econômicas em diversos matizes geográficos, determinando, assim, as diferenças identificáveis no comportamento do eleitor. Esse livro apresenta uma investigação sobre a relação entre o instituto da reeleição e o crescimento econômico ocorrido na década de 2000 nos municípios mato-grossenses.

A obra foi estruturada em cinco capítulos. Os capítulos 1 e 2 foram reservados para revisão bibliográfica, a partir de estudos sobre a teoria do voto econômico (com destaque para decisão racional do voto). O capítulo 3, foi utilizado para a delimitação do universo da pesquisa, com apresentação das técnicas utilizadas no estudo. No capítulo 4, foram abordados trabalhos de autores contemporâneos com temas que versaram sobre a trajetória da expansão agrícola, com ênfase no agronegócio. No capítulo 5, apresenta-se um estudo estatístico com uso dos seguintes modelos: o Teste t de Student e a Regressão Logística. Além desses capítulos apresentam-se comentários conclusivos e dados complementares no âmbito econômico, social e eleitoral do estado mato-grossense.

Claiton Pazzini Goulart é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotado na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), câmpus de Sinop, no Curso de Ciências Contábeis, onde ministra as disciplinas: Auditoria e Contabilidade Gerencial. Goulart também é autor de outros livros e artigos nas áreas das Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas com ênfase na Gestão Organizacional.


 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24527 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada