Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat se mobiliza para acolhimento aos novos acadêmicos
RECEPÇÃO ACADÊMICA
Unemat se mobiliza para acolhimento aos novos acadêmicos
30/09/2019 11:04:18
por Assessoria de Comunicação

“O mundo a que pertenço”, com esta temática a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recepcionou os 3 mil novos acadêmicos, ingressantes em 72 cursos de graduação, ofertados nos câmpus e núcleos pedagógicos em todo o Estado. As atividades iniciaram em 5 de agosto, na semana da volta às aulas, e serão concluídas na próxima (9 e 10 de outubro), para os calouros de Medicina em Cáceres.

As diferentes ações, desenvolvidas pelas equipes gestoras de cada câmpus e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), buscam promover o acolhimento e a integração entre calouros e demais membros da comunidade acadêmica.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis propôs a sistematização e unificação de atividades de recepção dos acadêmicos para o semestre 2019/2. “A coordenação da atividade vem sendo realizada pela Prae desde o semestre anterior. Para o atual, foi desenvolvido um projeto central, que permitisse a padronização e pudesse dar suporte às unidades para realização das atividades”, explicou a pró-reitora Antônia Alves Pereira.

Inicialmente, coube a Prae desenvolver as ações gerais, definindo uma temática e uma identidade visual, além das ações de divulgação das atividades. Os outros estágios, propostos pela Prae, foram as “Atividades Locais Básicas” e “Atividades Locais Específicas”, executadas pelos câmpus.

PROGRAMAÇÃO EM DESTAQUE

Alta Floresta: Gincana solidária. Tour pelo câmpus. Visita à propriedade da agricultura familiar.

Alto Araguaia: aderiu à campanha local Araguaia Cidadão.

Barra do Bugres: reunião com a Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo FILOS, que desenvolve projeto de revitalização dos banheiros para os câmpus.

Cáceres: oficinas de fotografia, turbante e penteados afro, atividades circenses.

Diamantino: atividades de integração e saúde na Praça do Bairro São Benedito.

Nova Mutum: gincana com aplicativo Caça ao Tesouro, minitorneios de tênis de mesa, fotos com personagens de filmes e torneio de curtidas no Facebook.

Nova Xavantina: campanha da solidariedade e visita guiada ao câmpus.

Rondonópolis: atividade com psicólogo institucional sobre reconhecimento vocacional.

Sinop: apresentações culturais, em piano, flauta, violino, duetos de vozes, possibilitado por meio de ação de Cultura desenvolvida pelo câmpus.

PRAE NOS CÂMPUS

A PRAE estabeleceu trajetos para realizar visitas aos câmpus universitários e núcleos pedagógicos. Nos núcleos pedagógicos, realizou apresentação junto aos acadêmicos, preferencialmente os ingressantes.

No conteúdo da apresentação, além da estrutura da Unemat, são mostrados os benefícios estudantis, como auxílios, seguro estudantil e bolsas e também apresentada a equipe da Pró-reitoria, gestão da unidade (Duras e DPPFs) e responsáveis locais pela assistência estudantil (membro da Comissão de Assistência Estudantil).

Nas reuniões, pretende-se perceber as realidades da assistência estudantil local e a estrutura que o câmpus disponibiliza para implantação do setor de assistência estudantil.

VISITAS FEITAS

Cáceres (05 a 09/08), Alta Floresta (15/08), Marcelândia (16/08), Pontes e Lacerda (03/09), Campos de Julho (04/09), Comodoro (05/09), Alto Araguaia (04/09), Rondonópolis (05 e 06/09), Sinop (04/09), Lucas do Rio Verde (05/09), Nova Mutum (06/09), Diamantino (06/09), Juara (12/09), Barra do Bugres (16/09), Tangará da Serra (25/09).

Ainda serão realizadas visitas a Nova Xavantina (02/10), Água Boa (03/10) e Medicina em Cáceres (09 e 10/10).

Saiba mais sobre a Recepção dos Calouros 2019/02. Acesse aqui.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada