Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Núcleo de Agroecologia participa de Workshop Reino Unido-Brasil no Paraná
DESENVOLVIMENTO URBANO
Núcleo de Agroecologia participa de Workshop Reino Unido-Brasil no Paraná
19/09/2019 17:00:15
por Nataniel Zanferrari

O Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nater) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou do Workshop Internacional Reino Unido-Brasil, realizado de 9 a 13 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema ‘Financiamento do desenvolvimento urbano resiliente ao clima’, o evento foi organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pela Universidade de Leeds e Universidade de York, ambas britânicas, pelo Fundo Newton, pelo Conselho Britânico e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Representada pelo professor Samuel Laudelino Silva, a participação da Unemat teve os custos das passagens aéreas, alimentação e hospedagem dos pesquisadores arcados pelo Fundo Newton.

Em paralelo, o representante do Nater também participou do Workshop Internacional Reino Unido-Brasil para Pesquisadores. Escolhidos por edital, estiveram presentes 20 britânicos e 20 brasileiros, que tiveram a oportunidade de participar de uma rede de pesquisadores e elaborarem juntos projetos integrados.

Samuel participou de sessão de discussão sobe sistemas alimentares, ao lado dos pesquisadores Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jonathan Cooper, da Universidade Harper Adams, Natali Maidl de Souza, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Viachaslau Filimonau, da Universidade de Bournemouth.

Para mais informações, basta acessar o site do evento clicando aqui.

 

Criação de Rede de Pesquisa

Durante o evento foi criada a Rede de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente, com o propósito de promover a colaboração de pesquisa entre o Reino Unido e o Brasil, podendo agregar-se os países interessados, na área de financiamento da resiliência do clima urbano e rural.

A rede internacional visa promover integração entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil interessados no tema do financiamento para resiliência climática que pode levar à colaboração em pesquisas de longo prazo, contribuir para o desenvolvimento da carreira de pesquisadores em início de carreira, expandindo ligações internacionais, participando de diálogos, além de estimular a pesquisa inovadora, colaborativa e orientada e um programa de trabalho para assegurar a continuidade da produção de pesquisas relevantes e robustas.

A Rede é formada por pesquisadores brasileiros da Unemat, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Universitário Newton Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeminas), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Potiguar (UnP) e Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Também integram as instituições britânicas Colégio Universitário de Administração Imobiliária (Ucem), Colégio Universitário de Londres (UCL), Universidade de Anglia Ruskin (ARU), Universidade de Bournemouth (BU), Universidade de Conventry, Universidade de Leeds, Universidade de Montfort (DMU), Universidade de York, Universidade Harper Adams e Universidade Sheffield Hallam (SHU).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada