A 1ª Mostra Científica do MT Horticultura, teve como tema “Inovação e Desenvolvimento do Hortifruti no Mato Grosso” e foi realizada durante a segunda edição da feira estadual promovida pelo programa de extensão MT Horticultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na última sexta-feira (23) de agosto, onde foram apresentados 107 trabalhos científicos voltados para o setor de hortifruti.

O evento reuniu alunos dos cursos de Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Enfermagem e Jornalismo. Um dos alunos andou cerca de 970 Km para participar do evento. Morador da cidade de Aquidauana-MS, Daniel Lima da Silva, aluno de agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, avaliou a sua participação e fala sobre a sua pesquisa. “A experiência na feira foi maravilhosa, muito boa. Nós tivemos boas experiências e boas trocas de informações entre nós. No meu trabalho nós avaliamos sete variedades de mamão, porcentagem e velocidade da germinação das sementes dessas variedades”, conta.

Essa foi a primeira vez que o aluno visita o estado de Mato Grosso e explica que ficou surpreso com tudo que viu. “Quando nós falamos em Mato Grosso nós pensamos em grandes culturas, como soja e o milho. É bom ver incentivos ao pequeno produtor, na área de fruticultura e olericultura. Eu fiquei bem maravilhado em saber, que se tem pessoas dedicadas ao incentivo dessas áreas neste estado, fiquei muito feliz mesmo”, finaliza.

Alunos que apresentaram trabalhos durante o evento. (Foto: Lorraine Francisca Costa)

Os trabalhos foram avaliados por professores e técnicos da Unemat e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Gláucio da Cruz Genuncio, professor do curso de Agronomia e também coordenador da 1ª Mostra Científica, explica que esta é uma oportunidade da comunidade científica de mostrar suas pesquisas de uma forma mais ampla. “Essa é a nossa meta, ampliar cada vez mais para toda a comunidade essas informações de base ou cunho científico, para que elas permeiem para todos os agentes da comunidade”, afirma.

Nos dois dias de evento participaram da feira 2.316 pessoas, sendo elas alunos, produtores, professores, profissionais, técnicos e autoridades. O coordenador do evento, Willian Krause, professor do curso de Agronomia da Unemat conta, que o estado de Mato Grosso tem consome mais de 75% de frutas e hortaliças vindas de fora do estado e também explica o que motivou a realização da 2ª edição da feira estadual MT Horticultura.

“Nós começamos a desenvolver atividades de pesquisa e extensão que culminaram na realização da feira, para que pudéssemos congregar empresas, produtores, empreendedores e todo o seguimento da cadeia para discutir esse tema tão importante para o estado”, finaliza.

O aluno que realizou a sua inscrição no prazo e apresentou o trabalho na feira, terá acesso ao certificado, que já está disponível no http://siec.unemat.br/eventos/2mt-horticultura/?page=certificados e terá o seu resumo publicado em uma edição especial da revista MT Horticultura.

Para mais informações: 

E-mail: contato@mthorticultura.com.br ou WhatsApp: (65) 9 9612-2233 

Acesse nossas redes sociais: