Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Projeto da Unemat exibiu documentários ‘Sob múltiplos olhares’ e ‘Vida em cores’ no Cine Xin
CÁCERES
Projeto da Unemat exibiu documentários ‘Sob múltiplos olhares’ e ‘Vida em cores’ no Cine Xin
20/08/2019 15:50:50
por Nataniel Zanferrari

O projeto de extensão ‘Sob múltiplos olhares’ da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na noite desta segunda-feira (19) a exibição dos documentários ‘Vida em cores’ e ‘Sob múltiplos olhares’, na Sala 1 do Cine Xin, em Cáceres. O valor do ingresso foi de 1 quilograma de alimento não perecível.

A exibição é fruto de ações desenvolvidas entre o Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat, a produtora Cubo Mágico e o Cine Xin.

Ambos os documentários foram produzidos pela Cubo Mágico e dirigidos pelo cineasta Leandro Peska, parceiro do Negra na produção do documentário ‘Sob múltiplos olhares’. Leandro esteve presente na exibição.

‘Vida em cores’ é um documentário autobiográfico do artista plástico cacerense Sebastião Mendes, cuja obra e traços são exibidos em países das Américas e da Europa.

‘Sob múltiplos olhares’ leva à telona uma metodologia de avaliação da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei Nº 10.639 de 2003, que implantou o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O Negra, junto com o Cubo Mágico, pretende produzir documentários assemelhados nas demais regiões de Mato Grosso.

O diretor de ‘Sob múltiplos olhares’, Leandro Peska, afirma que realizar um documentário de maneira completamente independente, de temática étnico-racial na educação e durante o período sociopolítico em que a sociedade se encontra, é de valor único. “Auxiliar professoras, gestores, alunas, ativistas do movimento negro das cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Cáceres a projetarem seus anseios, suas alegrias, suas esperanças a respeito da implementação da lei na rede de ensino do Estado foi um ponto de virada em minha carreira”, afirma Leandro. “Nunca antes um projeto assim foi desenvolvido na região e, ainda mais importante, o resultado do projeto já foi exibido nas três cidades que são cenário para o filme”, explica o cineasta.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24528 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada