Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat inicia divulgação do Programa Centelha junto aos câmpus da Instituição
EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO
Unemat inicia divulgação do Programa Centelha junto aos câmpus da Instituição
24/06/2019 15:33:08
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), está divulgando o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha) junto aos câmpus da Instituição. O objetivo é promover network entre os atores desse processo, tais como alunos, recém-formados, empreendedores iniciantes e professores. “A ideia é facilitar e fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo em Mato Grosso, com esse cunho tecnológico”, explicou o assessor de Gestão de Pesquisa da PRPPG, professor Roberto Vasconcelos Pinheiro.

O Programa Centelha é voltado para empresas com direcionamento ao empreendedorismo tecnológico que tenham faturamento anual bruto de até 4,8 milhões de reais criadas e formalizadas a partir do programa ou com até 12 meses da criação da empresa, contado a partir do lançamento do edital. As empresas que atenderem os pré-requisitos ainda precisarão estabelecer parcerias. Entre as opções de parceria estão as Instituições de Ensino Superior (IES). De acordo com Pinheiro, neste contexto a Unemat participará, principalmente, nas ações de mentoria.

A publicação do edital está agendada para o segundo semestre com a previsão de contratar e fomentar 27 empresas/projetos selecionados com recursos de até 60 mil reais. Estima-se que cerca de 800 projetos concorrerão ao Edital. O quantitativo será alcançado por meio de etapas que filtrarão, num período de 4 a 6 meses, as melhores propostas. O julgamento é parte da atuação dos parceiros do Programa.

Em Mato Grosso o Centelha terá como cidades polos os municípios de Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Em todos eles há a presença de IES como a Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). “Num primeiro momento o Centelha pretende criar ambiência de empreendedorismo, a partir das empresas criadas nessas cidades que, posteriormente, farão a disseminação nas cidades circunvizinhas”, esclareceu Pinheiro.

A Unemat é uma das IES apoiadoras do Programa Centelha em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). A Fundação é agente operacional descentralizado do Programa em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), fomentadora do Centelha.

Caberá aos parceiros colaborar com o desenvolvimento do projeto em vários aspectos, desde apoio técnico ao empresarial e de gestão.

Programa Centelha nasceu de uma demanda do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, junto à Finep e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O intuito foi construir um programa nacional de fortalecimento dos sistemas locais de inovação, com fomento a startups e ideias inovadoras.

A iniciativa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias; disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, regionais e estaduais de inovação do país; contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no País, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos etc.

Pelas normas do Centelha, os empreendimentos inovadores com impacto social, ambiental e tecnológico terão prioridade. O projeto será inserido nas agendas das políticas nacional e estaduais de ciência, tecnologia e inovação, mantendo uma periodicidade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada