Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Educação Física da Unemat realiza visitas técnicas e aulas inovadoras
DIAMANTINO
Educação Física da Unemat realiza visitas técnicas e aulas inovadoras
19/06/2019 14:23:54
por Nataniel Zanferrari

O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Diamantino realizou diversas visitas técnicas e aulas inovadoras no primeiro semestre letivo de 2019, com o intuito de proporcionar a interação da prática com a teoria que é estudada

“Unir o conhecimento de sala de aula com a prática fora dela produz nos alunos um conjunto de dividendos adicionais, que incluem a melhoria da saúde física e mental, habilidades motoras e capacidades físicas”, explica a professora Renata Pizolotto, uma das responsáveis pelas atividades.

As visitas técnicas foram organizadas e acompanhadas pelas professoras Jaqueline Araújo, Jaqueline Escarabelo, Joice Trombeta e Renata Pizolotto

 

Dia Recreativo na Escola Elza Martins

Em abril, os alunos realizaram a segunda edição do Dia Recreativo, na Escola Municipal Elza Martins de Queiroz Oliveira. Ao todo, 68 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física atenderam 107 crianças de sete a onze anos com atividades recreativas, artes circenses e esportes de aventura, além de realizarem testes de flexibilidade, equilíbrio e de índice de massa corporal (IMC).

 

Programas de esporte na ‘Escola Modelo’

Em maio, a turma do 5º semestre realizou visita técnica na Escola Municipal Professora Lucia Faccio Tasca, em Nova Mutum, para conhecer os programas de esporte.

De acordo com a professora Renata Pizolotto, a visita superou as expectativas “A popular Escola Modelo oferece uma estrutura de primeiro mundo para os profissionais de Educação Física trabalharem com materiais adequados, quadras nas medidas corretas e piscina semiolímpica e normal”, explica a professora. “Há um leque muito diversificado de atividades esportivas, como judô, taekwondo, futsal, voleibol, basquetebol, entre outros, o que emprega vários professores de diferentes especialidades, incluindo os de Educação Física e, com isso, os alunos voltaram conhecendo os programas e tendo mais clareza na diferenciação das abordagens trabalhadas, entendo a abrangência do curso no qual estão se formando”, disse Renata.

 

Esportes radicais no Sesc Serra Azul

Também em maio, os alunos visitaram a unidade Serra Azul do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Bom Jardim, distrito municipal de Nobres. A turma de 32 alunos realizou a prática de esportes radicais, com auxílio dos instrutores do Sesc. O Sesc Serra Azul é um parque ambiental voltado para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura. Os alunos praticaram arvorismo, flutuação e tirolesa e, no fim do dia, na praticaram boia cross na gruta Duto do Quebó.

 

Conhecimento tradicional na Aldeia Umutina

Os alunos visitaram, também em maio, a Aldeia Umutina, em Barra do Bugres, com o intuito de integrar a teoria e prática das disciplinas para que terem acesso aos conhecimentos tradicionais, saberes culturais, esporte e lazer da comunidade indígena.

“Os objetivos foram vários: conhecer como os indígenas vivem em sociedade, identificar as formas de lazer dos indígenas nos dias atuais, saber sobre a sobrevivência e preservação da sua cultura, fazer um breve levantamento histórico das formas de lazer e de lutas dos indígenas ao longo dos anos”, disse a professora Jaqueline Escarabelo.

 

Biomecânica na UFMT

Já no dia 1º de junho, a turma do 5º semestre visitou o Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As atividades envolveram, pela manhã, uma palestra sobre a escolha de calçados para prática de caminhada e corrida, ministrada pela professora Jacielle Carolina Ferreira. Já no período da tarde, os alunos integrantes do Grupo de pesquisa em Biomecânica Aplicada ao Treinamento Esportivo (GPBate) e orientados pela professora Jacielle, apresentaram seus projetos de mestrado e as linhas de pesquisa do grupo. Logo após, os alunos puderam experimentar alguns equipamentos utilizados nas pesquisas, como o tapete de contato e a plataforma vibratória.

“Os alunos puderam vivenciar conceitos aprendidos em sala de sala, aproximando a teoria da prática e, além disso, puderam observar o funcionamento deste laboratório de pesquisa e a importância de dar continuidade ao processo de aprendizagem após a graduação”, explica a professora Joice Trombeta.

 

Atletismo no Centro Oficial de Treinamento

No último sábado (15), os alunos do 2º semestre realizaram visita técnica ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O professor e presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (Famt), Tomires Campos Lopes, falou aos alunos sobre sua experiência com o atletismo, assim como sobre as provas oficiais, sobre o MiniAtletismo, projeto alternativo para despertar o interesse e trabalhar o atletismo no espaço escolar, e sobre a estrutura física oficial do COT, que teve o material da pista e outros equipamentos esportivos importados da Itália.

Além das informações apresentadas pelo presidente da Famt, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um evento oficial do Campeonato Mato-Grossense Caixa de Atletismo Sub 18 e do Festival Escolar Sub 15.

De acordo com a professora Jaqueline Araújo, a visita foi uma experiência ímpar para a formação acadêmica dos alunos. “Ela possibilitou conhecer, de forma presencial, a estrutura física e de equipamentos oficiais, assim como entender questões relacionadas às regras e à dinâmica de organização e realização das provas oficiais do atletismo”, disse Jaqueline.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada