Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Prefeitos e deputados são chamados à defesa do Ensino a Distância pelas IES de MT
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Prefeitos e deputados são chamados à defesa do Ensino a Distância pelas IES de MT
20/05/2019 18:00:00
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Mato Grosso, surpreendidas com o bloqueio de 82% nos repasses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) junto ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), se reuniram em busca de soluções para a manutenção orçamentária de cursos de Ensino a Distância (EaD) oferecidos nos municípios mato-grossenses, com a participação da deputada federal Rosa Neide, prefeitos mato-grossenses, representantes da Secretaria de Estado de Educação, da UAB e dos polos de EaD. 

Os reitores Rodrigo Zanin, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Myrian Serra, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e o professor Constantino Dias da Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), foram categóricos em afirmar que as IES não conseguirão manter a oferta dos cursos à distância com o bloqueio proposto. As declarações foram feitas durante o Seminário Regional Unirede Centro-Oeste, realizado nos dias 16 e 17, em Cuiabá, que teve como tema “A Educação a Distância em pauta: Ensino híbrido - Diálogos formativos na educação superior”.

A partir de agora, independente dos convênios firmados anteriormente, com a redução de 82% proposta pela Capes, o custo de aluno por ano passa de R$ 1.041,98 para R$ 187,55. O presidente da Associação Universidades em Rede (Unirede) e secretário de Tecnologias Educacionais da UFMT, Alexandre dos Anjos, afirmou que atualmente a UFMT oferta 2.434 vagas na modalidade EaD. “E do jeito que está nossa sobrevida, vai até dezembro”, lamentou Anjos. Na Unemat, 2.518 alunos são atendidos em 24 polos na modalidade EaD e os recursos financeiros disponíveis, já contingenciados, permitem a execução dos cursos em andamento só até junho. No IFMT, a situação se repete. São 6.598 alunos do EaD que serão afetados pelo bloqueio. “Vai chegar uma hora que não mais poderemos ofertar os cursos”, afirmou Cruz. 

Bruno Zanin frisou a importância do ensino a distância em um estado de grandes extensões territoriais com baixa densidade demográfica como Mato Grosso. O reitor também citou o Prêmio Nobel de Economia de 2018, dividido pelos professores estadunidenses William D. Nordhaus e Paul M. Romer, pois ambos projetaram métodos que abordam algumas das questões mais fundamentais e urgentes do nosso tempo: crescimento sustentável em longo prazo na economia global e o bem-estar da população mundial. Romer fez estudos que mostram como o acúmulo de ideias sustenta o crescimento econômico de longo prazo. “O conhecimento está diretamente ligado ao crescimento econômico”, reforçou o reitor, que espera o reconhecimento da importância do ensino em todas as suas formas de oferta e garantias para que o sistema UAB possa se perpetuar. 

“Nesse momento é o grande sistema de educação pública que está sofrendo o corte”, alertou Myrian Serra, que propôs articulações de sensibilização do Governo Federal junto ao Ministério da Educação e à Capes para reversão dos cortes e contingenciamentos por meio da bancada do Legislativo Estadual, do Executivo Estadual e da base parlamentar federal de Mato Grosso e parcerias com os municípios para dar continuidade à oferta dos cursos de ensino a distância.  

Seminários Regionais Unirede - Os seminários regionais são eventos realizados anualmente em cada região do País, com o objetivo de atualizar os associados e discutir temáticas relacionadas aos objetivos da Associação. Ao final, os encaminhamentos são registrados com a finalidade de apoiar discussões a serem realizadas no Seminário Nacional da Unirede, no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e no Congresso Internacional de Educação Superior a Distância.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24524 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada