Mato Grosso, Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019     
Setembro Amarelo
Curso de Medicina da Unemat realiza recepção de calouros
CÁCERES
Curso de Medicina da Unemat realiza recepção de calouros
17/05/2019 19:01:11
por Nataniel Zanferrari

O curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou ontem (16) a recepção de calouros do semestre 2019/1. Realizada no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, a recepção contou com palestras, orientações e com a já tradicional Cerimônia do Jaleco.

Organizado pelo Centro Acadêmico Livre de Medicina (Calm) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o evento recebeu 29 novos alunos do curso de Medicina.

A palestra de abertura, ‘Uma pró-reitoria para chamar de minha’, foi ministrada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira, auxiliada pela assessora de Gestão de Acompanhamento Estudantil, Leila Cristiane Delmadi, e pela assessora de Gestão de Políticas Estudantis, Herena Naoco Chisaki Isobe.

A pró-reitora explica que a Prae já realizou a recepção para todos os demais cursos de entrada contínua e, agora, para Medicina, devido ao calendário diferenciado do curso. “É importante fazermos esta integração para demonstrarmos que a Unemat é uma só dentro de todas estas políticas estudantis”, afirma Antônia.  “Os alunos já aprendem sobre o ensino, a pesquisa e a extensão existentes no curso, e é importante para a Unemat ajudar em todo este percurso de integração dos alunos que chegam na nossa Universidade”, defende a pró-reitora.

Na sequência, o aluno do 12º semestre de Medicina, Allison Esídio, ministrou a palestra ‘Da chegada à conclusão do curso: Peculiaridades da vida de um acadêmico de Medicina’, seguida pela palestra ‘O que quem acabou de chegar precisa saber: Do curso de Medicina ao movimento estudantil’, com a aluna do 3º semestre e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Cáceres, Sarah Regina Alencar. O aluno do 5º semestre e presidente do Conselho de Ligas Acadêmicas da Unemat, Maurício Prado Neto, apresentou os calouros ao conceito das ligas acadêmicas do curso. A psicóloga Jenifer Mezzomo realizou a última palestra do evento, sobre a saúde Mental do aluno de Medicina.

A recepção foi encerrada com a já tradicional Cerimônia do Jaleco, onde os calouros recebem o jaleco que utilizarão durante os anos de graduação em Medicina. “É o marco simbólico do início da carreira médica”, garante a aluna do 5º semestre e presidente do Calm, Letícia Alves Nogueira. “Eles recebem o jaleco de um membro da coordenação do curso, vestem o jaleco e fazem o ‘juramento ao jaleco’, que se torna o marco inicial da graduação”, explica Letícia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 658 | Impressões: 33
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000