Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 1º Fórum para Construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde
COAPES
Unemat realiza 1º Fórum para Construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde
03/05/2019 17:59:38
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
O Forum contou com a presença dos secretários municipais de Saúde de Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
O Forum contou com a presença dos secretários municipais de Saúde de Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) realizou na tarde e noite de ontem (2) a 1ª edição do Fórum para Construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), no Auditório Edival dos Reis do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.

O Fórum contou com a participação de representantes da área dos três municípios onde a Unemat possui cursos de Ciências da Saúde: Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra. O objetivo é desenvolver um Contrato Organizativo para cada um dos três municípios.

O evento reuniu gestores municipais de Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra, profissionais de saúde da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), membros da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies), membros dos Conselhos Municipais de Saúde e usuários do SUS.

Também participaram, além da Unemat, professores e estudantes da Escola Técnica Estadual de Diamantino, mantida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT); da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra (Faest); da Faculdade do Pantanal (Fapan), de Cáceres; do Instituto Educacional de Cáceres (IEC); e do câmpus da Universidade de Cuiabá (Unic) em Tangará da Serra. Ao todo, 55 participantes estiveram presentes.

De acordo com a diretora de Gestão de Bacharelados da Unemat e professora do curso de Medicina, Fabiana Aparecida da Silva, considerando que a Unemat possui três câmpus que oferecem cursos de Ciências da Saúde e que utilizam dos cenários de prática dos serviços de Saúde, a ideia foi convidar as Secretarias Municipais de Saúde para este primeiro diálogo, pensando em uma proposta prática para chegar a uma formalização do contrato nos três municípios. “Dada a importância que isto possui, deixará a situação mais clara para todas as instituições públicas e privadas que utilizam o cenário para fins de estágio e inserção do estudante na prática como parte do curso e permitirá que estes estudantes também tenham mais clareza nas suas ações e inserções no campo de estágio”, explica Fabiana.

Abordando o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade e os fundamentos e estratégias para a formalização do Coapes, as atividades foram conduzidas pela palestrante Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues Emerick, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

Ludmila é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais; mestra em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, Minas Gerais; doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); além de possuir especialização em Saúde Pública e Gestão em Saúde pela Unifenas, em Saúde Coletiva com Ênfase em Planejamento em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Construtivistas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL), em São Paulo.

“Concluímos este primeiro Fórum com boas expectativas. O público que participou foi muito comprometido e envolvido, um público composto por atores extremamente importantes para que o Coapes seja consolidado”, garantiu Ludmila. “Tivemos gestores de Saúde que participaram durante todo o processo e firmaram um compromisso em integrarem e se envolverem nestes processos. A proposta foi que eles pudessem levar alguns produtos já elaborados e discutidos, vivenciassem algumas experiências de discussão para facilitar este processo de negociação nos municípios, então acredito que em breve conseguirão organizar para que seja realiza institucionalização do Coapes e melhorar esta interação ensino-serviço-comunidade”, disse a professora.

A mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor de Ensino de Graduação da Unemat, Alexande Gonçalves Porto; pelo diretor político-pedagógico e financeira do câmpus da Unemat em Tangará da Serra, Raimundo Nonato Cunha França; pelo secretário municipal de Saúde de Cáceres, Antonio Carlos de Jesus Mendes; pela secretária municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Diamantino, Cleide Maria Anzil;  pela secretária municipal de Saúde de Tangará da Serra, Dienifer Jaqueline Magalhães Feix; e pela coordenadora do evento, professora Fabiana Aparecida da Silva.

 

Coapes

O Coapes foi instituído pela Portaria Interministerial N° 1.127/2015 e é um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente (PNeps) que visa promover a melhoria dos indicadores de saúde e da formação dos profissionais de saúde.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24605 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada