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PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI)
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI)
25/04/2019 08:31:00
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

Na apresentação do Plano de Gestão da Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), durante a primeira sessão do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), o pró-reitor da pasta, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, disse que irá confrontar e lutar contra os desafios apresentados à pró-reitoria meio. “Os nossos desafios são reais, não são poucos e são sérios”. Baseado nas deliberações do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), do 3º Congresso Universitário e do Caderno e Propostas da Gestão a PRPTI sintetiza suas metas no slogan “Planejar, Concretizar e Consolidar” em 10 ações.

A primeira será disponibilizar acesso à internet com eficiência em todos os ambientes da Unemat. A proposta prevê pontos de acesso a toda a comunidade acadêmica por meio de fibra ótica, pacote de internet, roteadores de qualidade e equipamentos de videoconferência. Já está em análise a contratação de pacotes de internet de 250 megabytes a 1 gigabyte de velocidade para atender, já em 2020, as unidades dos câmpus da Unemat, e em discussão a inclusão da Unemat na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A segunda ação visa proporcionar maior acessibilidade às informações com a criação de um portal institucional que englobe toda a Universidade, com uma proposta de identidade visual unificada a garantir reconhecimento e segurança aos usuários. O levantamento de requisitos das aplicações para o portal já estão em andamento assim como o novo layout e a aquisição de software para trabalhar a inclusão de deficientes auditivos.

A terceira ação será incentivar a Inovação Tecnológica. Realizar eventos com cursos de computação com a elaboração de projetos de desenvolvimento institucional para os câmpus e reitoria, bem como criar sistemas integrados de gestão. A ideia inicial é fortalecer os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unemat para que eles desenvolvam produtos para a Universidade. Outros cursos que tenham interesse em desenvolver projetos podem procurar por uma pró-reitoria afim para obter suporte. Já estão em andamento discussões de trabalho com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e com o curso de Sistemas de Informação em Sinop e a validação do sistema de logística do setor de Transporte e de reserva de salas de aula e laboratório.

Na sequência, a quarta ação prevê otimizar os processos burocráticos por meio de infraestrutura tecnológica eficiente com implantação do Sistema Integrado de Gestão Universitária (SIG). A ideia é investir em novas tecnologias de informação, garantindo a atualização constante do parque tecnológico de cada câmpus e desenvolvimento de softwares para a melhoria das atividades institucionais como seletivos, contratos e aquisições. Luiz Fernando explicou que todo o programa será instalado e lançado por meio de pilotos até a completa implementação em 2020. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) já está em validação na pós-graduação e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SigRH) em desenvolvimento, assim como o treinamento da equipe de trabalho está em andamento.

A quinta ação será a de auxiliar as comissões de trabalho instituídas para regulamentar as deliberações do 3º Congresso Universitário, que a PRPTI vem fazendo por meio da Diretoria de Planejamento (Diplan) que apoia com informações, estrutura e material humano, as comissões junto às pró-reitorias. A capacitação permanente e contínua das equipes locais de planejamento foi apontada como ação número seis. Trata da revitalização do “Pepinho” fomentando a criação de unidade setorial de planejamento, nos câmpus, com a reestrutura das comissões locais de planejamento com constante capacitação por meio de realização de eventos, encontros e seminários. A Pró-Reitoria já publicou as portarias das comissões e para o mês de maio realizará evento com capacitação no Sistema GPWeb que trabalha com gestão estratégica e gerenciamento de projetos, entre outros.

A proposta da sétima ação é consolidar a descentralização da gestão financeira e orçamentária aos câmpus para que tenham autonomia de investimento em suas prioridades. A intenção é promover discussão técnica, envolvendo os servidores, sobre a descentralização orçamentária, financeira, despesas e responsabilidades técnicas dos câmpus e ao final colocar em funcionamento o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de cada câmpus e elaborar o Plano de Trabalho Anual (PTA) dos câmpus de forma participativa para aprovação pelo Colegiado Regional.

Já a ação oito viabilizará a criação do Escritório de Projetos e Serviços de Obras e Engenharia (Epsoe). No momento, o Epsoe está em funcionamento com dois engenheiros e seis docentes dos cursos de Engenharia que auxiliam nos projetos e medições. As funções do Epsoe serão emitir pareceres de projetos de obras, realizar visitas técnicas para a elaboração de laudos de engenharia civil e elétrica e medições, elaborar o Plano Diretor dos câmpus e propor uma ação de segurança e prevenção de incêndio e acidentes, além de criar um banco de dados de projetos de obras civis como salas de aula, biblioteca e laboratórios.

Com relação à transparência total da Instituição, contemplada pela nona ação, a reestruturação das informações da Unemat em Números e do Portal da Transparência já atingiram 60%, com o objetivo de simplificar o acesso às informações de interesse público contidas no Portal. E, por último, a décima ação, que prevê o acompanhamento das receitas e despesas da Instituição e do Governo. A PRPTI realiza diariamente, desde janeiro, o acompanhamento dos indicadores, valores e evolução da folha de pagamento e de arrecadação do Estado, do qual a Unemat faz jus a um percentual de 2,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) ao ano.

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