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Intercambistas da Unemat na Alemanha chegarão em Cuiabá na tarde desta terça-feira (12)
UNEMAT NA ALEMANHA
Intercambistas da Unemat na Alemanha chegarão em Cuiabá na tarde desta terça-feira (12)
11/02/2019 17:39:52
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Nataniel Zanferrari
Os intercambistas Higor Lopes Andrade, de Geografia, Thaysa Costa Hurtado, de Ciências Biológicas, e Eric Rodrigues de Lima, de História, chegam amanhã (12) em Cuiabá
Os intercambistas Higor Lopes Andrade, de Geografia, Thaysa Costa Hurtado, de Ciências Biológicas, e Eric Rodrigues de Lima, de História, chegam amanhã (12) em Cuiabá

Os alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) que participaram de intercâmbio na Alemanha chegarão em Cuiabá na tarde desta terça-feira, dia 12 de fevereiro.

Os intercambistas saíram de Cáceres no dia 19 de janeiro, com destino a Stuttgart, na Alemanha, sendo recebidos no dia 21 pela Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, na cidade de Metzingen. O intercâmbio durou três semanas. Resultado de acordo de cooperação firmado entre a Unemat e a Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil-Alemanha (Seciba) em 2012, o intercâmbio possui a intenção de promover troca de experiências solidárias e humanas entre jovens dos dois países. Todas as despesas do intercâmbio são custeadas pela Seciba, sem nenhum custo para a Unemat.

 

Intercambistas Unemat

Os intercambistas são os alunos Eric Rodrigues de Lima, do curso de História e membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat; Higor Lopes Andrade, do curso de Geografia, integrante do Movimento LGBT de Cáceres e do movimento estudantil; e Thaysa Costa Hurtado, do curso de Ciências Biológicas e integrante do Projeto Célula.

Também participam do intercâmbio, além dos alunos da Unemat, jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos povos chiquitanos, dos quais um dos representantes também é aluno da Unemat: Josair Leite Espinoza, do curso de Enfermagem.

O processo seletivo ocorreu em cinco etapas: a primeira, de caráter classificatório, foi o preenchimento do Formulário Socioeconômico; as demais, de caráter eliminatório, consistiram de entrega da documentação comprobatória da condição socioeconômica; entrevista; visita domiciliar e definição e homologação dos alunos aprovados.

 

Intercâmbio

A iniciativa propicia a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimentos culturais, éticos, políticos e linguísticos, por meio de ações voluntárias. Os participantes do intercâmbio prestaram serviço voluntário em 2018 no Projeto Gonçalinho, de cunho social e utilidade pública administrado pela Seciba, e participaram de aulas de inglês e alemão ministradas pelos voluntários alemães, na cidade de Cáceres.

O intercâmbio internacional, promovido pela Unemat em conjunto com a Seciba e a Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, tem como objetivo proporcionar convivência com as comunidades com finalidade de incentivar a participação social em todos os meios e, especificamente, na organização social em locais menos favorecidos socioeconomicamente.

O intercâmbio ocorre em anos alternados. A cada dois anos um grupo de jovens brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, viaja à Alemanha e, nos anos intermediários, um grupo de jovens alemães vem ao Brasil. O acordo prevê também a vinda de dois estudantes ao Brasil, pelo período de um ano, com o objetivo de estudar na Unemat e, nos tempos livres, estagiar no Projeto Gonçalinho. Todas as despesas de viagem são de responsabilidade da Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha.

 

Projeto Gonçalinho

O Projeto Gonçalinho funciona há 11 anos com atendimento a crianças carentes do bairro Cavalhada II, em Cáceres. Atualmente, recebe uma média diária de 60 crianças entre três e doze anos, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. São desenvolvidas atividades didáticas e lúdicas, como música, discussões, pinturas, jogos, colagem e cozinha, além de oferecida alimentação. A cada ano, a Alemanha envia dois jovens para atuar no Gonçalinho. Eles dividem suas atividades entre os estudos na Universidade e o trabalho voluntário, auxiliando nas atividades com as crianças e em trabalhos de melhoria de estrutura.

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