Mato Grosso, Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019     
Parceria UFMT/Unemat traz 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo para Mato Grosso
EM JULHO
Parceria UFMT/Unemat traz 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo para Mato Grosso
07/01/2019 16:54:53
por Nataniel Zanferrari

Mato Grosso sediará a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), que ocorrerá de 21 a 26 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Cassiano Cremon e Gustavo Caione representam a Instituição como membros da comissão organizadora do evento. Cassiano é professor da Unemat no Câmpus de Cáceres, e Gustavo é professor no Câmpus em Alta Floresta, onde é membro do Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (Lasaf) da Unemat.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) a cada dois anos, o Congresso possui como objetivo discutir os principais avanços e tendências no campo da Ciência do Solo e áreas correlatas. Por se tratar do mais importante congresso do gênero no País, são discutidos todos os temas relevantes sobre o uso sustentável dos solos, desde assuntos na fronteira do conhecimento, como nanotecnologia e biotecnologia na agricultura, até práticas de manejo, educação em solos e extensão rural.

Realizado pela primeira vez no Estado de Mato Grosso, esta edição do Congresso fará parte dos eventos comemorativos pelos 300 anos da capital mato-grossense. O Estado congrega os três principais biomas do País, Pantanal, Amazônia e Cerrado, e se destaca como o maior produtor de grãos e produção pecuária do Brasil.

Esta edição do Congresso será promovida pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da SBCS, realizado em uma parceria da Unemat e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e outras instituições de pesquisa, ensino e extensão do Centro-Oeste brasileiro.

A temática central do evento será ‘Intensificação sustentável em sistemas de produção’, que propõe uma ampla discussão sobre o papel central das práticas de manejo do solo visando assegurar a sustentabilidade da produção agrícola, principalmente em solos arenosos e de baixa capacidade de troca de cátions (CTC), que compõe a maior parte das áreas em produção no Centro-Oeste e nas novas fronteiras agrícolas do Matopiba (região fronteiriça entre os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Sealba (região fronteiriça entre os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Congresso, que pode ser acessado clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 1225 | Impressões: 8
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000