Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Com homenagens e emoção, nova gestão da Unemat toma posse
GESTÃO 2019-2022
Com homenagens e emoção, nova gestão da Unemat toma posse
18/12/2018 20:04:52
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
Os reitores e ex-reitores
Os reitores e ex-reitores "colando grau" para a reitora Ana Maria Di Renzo

A gestão que comandará a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de 2019 a 2022 tomou posse na manhã de hoje, terça-feira (18), no Auditório Sophia Leite, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur).

Em cerimônia simbólica, a magnífica reitora Ana Maria Di Renzo e o excelentíssimo vice-reitor Ariel Lopes Torres passaram o comando da Instituição para os professores Rodrigo Bruno Zanin e Nilce Maria da Silva. Rodrigo Bruno Zanin é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da atual gestão, e Nilce Maria da Silva comanda a Gestão de Educação a Distância e a Universidade Aberta do Brasil/Unemat. A dupla assume oficialmente o comando da Universidade no dia 1º de janeiro.

O reitor e vice-reitora foram empossados pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Domingos Sávio Boabaid Parreira, que representou o governador Pedro Taques no ato. Além da dupla de reitores atuais, da dupla eleita e do secretário, também compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita do município de Cáceres, Antonia Eliene Liberato, e o professor Adriano Aparecido Silva representando o governador eleito, Mauro Mendes.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia parabenizou a reitora que sai e desejou boa sorte ao novo reitor. “A importância da Unemat é inquestionável, é a universidade pública que faz com que as pessoas menos favorecidas tenham acesso ao ensino público de qualidade e é inegável que, sem a educação, o Brasil e Mato Grosso não irão para a frente”, afirmou Domingos Sávio. “A importância do ensino de qualidade e gratuito é muito grande, ainda mais em um estado que está em pleno desenvolvimento, como é o Estado de Mato Grosso, e quem ganha com isso é a população, principalmente aquela parcela da população mais carente, que precisa de um ensino gratuito e, principalmente, de qualidade”, defendeu o secretário.

A reitora Ana Di Renzo disse que a gestão se encerra com sensação de missão cumprida. “Foi muito trabalho, muitas noites sem dormir, mas muita dedicação, muito aprendizado e muita convicção de que o caminho da universidade pública e gratuita ainda é o melhor lugar no Brasil para formar pessoas com qualidade e com competência naquilo que fazem”, contou a reitora. “O modelo ainda é o mais acertado, uma vez que nós temos uma desigualdade socioeconômica brutal e a universidade pública permite que estas pessoas possam mudar a sua vida”, explicou a reitora.

O vice-reitor Ariel Lopes Torres também garante que a missão foi cumprida. “Desenvolvemos um projeto que foi debatido, discutido e executado por muitas pessoas a quem somos gratos por terem ajudado a executarmos o sonho de uma Universidade cada vez melhor”, afirmou o vice-reitor. “Esta é a Unemat, a universidade do povo do Estado de Mato Grosso, e ficamos emocionados ao encerramos um ciclo e cumprirmos uma missão, e rogamos agora ao bom Deus que Rodrigo e Nilce continuem com esta missão valorosa de reger a nossa Universidade”, desejou Ariel.

O reitor empossado, Rodrigo Bruno Zanin, garantiu que as expectativas são as melhores possíveis. “Sabemos que temos um desafio muito grande pela frente, que é fortalecer ainda mais a Universidade, tornar a Universidade mais próxima da população, da sociedade, e responder às demandas que a sociedade de Mato Grosso possui”, explicou o reitor. “Este é o nosso maior objetivo: atender esta comunidade. Por isso queremos fazer da Universidade cada vez melhor e mais forte, atendendo ainda mais a comunidade”, afirmou Zanin.

A vice-reitora empossada, Nilce Maria da Silva, também lembrou que a expectativa é de lutar e continuar lutando por esta instituição pública e gratuita. “Que ela continue pública e gratuita, e que com a nossa luta e a de todos os envolvidos que fazem parte da nossa Unemat, possamos fortalecer ainda mais esta relação com a sociedade, independente de qual seja o grupo”, afirma a vice-reitora. “Outra questão é lutar para que a Universidade seja ainda mais inclusiva, porque a nossa universidade é inclusiva e nasceu inclusiva, mas queremos que ela se torne ainda mais neste espaço para as pessoas que ainda não conseguiram acessar a instituição, pois é assim que se fortalece a Universidade”, defendeu Nilce.

 

Missa em ação de graças

A programação da posse teve início na noite de ontem, segunda-feira (17), com missa de ação de graças realizada na Igreja São Francisco de Assis em Cáceres. Celebrada pelo padre Sandro Giancola, a missa contou com a presença dos reitores, pró-reitores e diretores de câmpus, além de servidores da Universidade.

 

Pró-reitores

A cerimônia também marcou a posse dos novos pró-reitores, que receberam a pelerine das mãos dos pró-reitores da atual gestão.

A professora Rinalda Bezerra Carlos, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, passou a pelerine para o novo pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Gonçalves Porto.

O atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin, passou o cargo ao novo pró-reitor, Anderson Fernandes de Miranda.

A nova pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, recebeu sua pelerine do atual ocupante do cargo, Anderson Marques do Amaral.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira, passou sua posição à sua sucessora, Antonia Alves Pereira.

O pró-reitor de Administração, Gustavo Domingos Sakr Bisinoto, entregou a pró-reitora para Tony Hirota Tanaka.

O novo pró-reitor de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu, recebeu seu cargo do atual pró-reitor de Gestão Financeira, Alexandre Gonçalves Porto.

Francisco Lledo dos Santos, o atual pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, transmitiu seu cargo para Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, o novo pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação.

 

Diretores de câmpus

A cerimônia também contou com a presença dos diretores dos câmpus da Unemat, que ocupam a Diretoria Político-Pedagógica e Financeira (DPPF) e a Diretoria de Unidade Regionalizada Administrativa (Dura), alguns dos quais também transmitiram o cargo para seus sucessores eleitos.

Pelo Câmpus Universitário de Alta Floresta estiveram presentes os atuais diretores Luiz Fernando Ribeiro, da DPPF, e Clerineia Araldi Kruger, da Dura.

Pelo Câmpus Universitário de Alto Araguaia compareceram os atuais diretores, Gislaine Aparecida de Carvalho, da DPPF, e Iolanda Castro Souza Borges, da Dura. O diretor eleito para comandar a DPPF, Sergio Santos Filho, também esteve presente e tomou posse simbolicamente, começando a exercer o cargo em 1º de janeiro.

O diretor Carlos Edinei De Oliveira, da DPPF, e diretor Eder Geraldo de Oliveira, da Dura, ambos do Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Babour, de Barra do Bugres, também estiveram presentes.

Também estiveram presentes o diretor político-pedagógico e financeiro Antonio Francisco Malheiros e o diretor administrativo Luiz Wanderley dos Santos, ambos do Câmpus Universitário Jane Vanini. A diretora político-pedagógica e financeira eleita Zulema Netto Figueiredo tomou posse na cerimônia.

Pelo Câmpus Universitário do Vale do Teles Pires, em Colíder, compareceram o diretor político-pedagógico e financeiro Ralf Hermes Siebiger e o diretor administrativo Ilson Henrique Moreira.

O diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário Francisco Ferreira Mendes em Diamantino, Wilbun de Andrade Cardoso, esteve presente ao lado do diretor administrativo Carlos Henrique Martins.

O Câmpus Universitário de Juara esteve presente na figura dos diretores Gildete Evangelista da Silva, da DPPF, e Alberto Franchini Angelici, da Dura, bem como da diretora eleita para a DPPF, Ana Maria de Lima, que tomou posse.

O diretor político-pedagógico e financeiro Luiz Antonio Barbosa Soares representou o Câmpus Universitário do Médio Araguaia, em Luciara.

Representando o Câmpus Universitário de Nova Mutum participaram da cerimônia o diretor político-pedagógico e financeiro Getúlio de Freitas Seben Junior e a diretora administrativa Gicela Terezinha Nicoletti.

Os diretores Ricardo Keichi Umetsu, da DPPF do Câmpus Universitário de Nova Xavantina, e Raphael Fernandes Lopes, da Dura, representaram o câmpus na cerimônia.

Eurico de Sousa Neto, da DPPF, e Anderson França Rosa, da Dura, representam o Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda

O Câmpus Universitário de Sinop foi representado por seus diretores, Marion Machado Cunha, da DPPF, e Darlan Guimarães Ribeiro, da Dura. O novo DPPF do Câmpus, Roberto Alves de Arruda, também esteve presente e tomou posse.

Pelo Câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, de Tangará da Serra, estiveram presentes, pela DPPF, o diretor Anderson Fernandes de Miranda e, pela Dura, o diretor Tony Hirota Tanaka. Tomaram posse na cerimônia o novo diretor da DPPF, Raimundo Nonato Cunha de França, e a nova diretora da Dura, Carolina Tito Camarço.

 

Homenagens

A cerimônia de posse contou com a música da Orquestra da Unemat, regida pelo maestro Erizane Nunes Mota. A Orquestra também executou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Mato Grosso e o Hino da Unemat.

Dentre as muitas homenagens e apresentações culturais, estiveram a servidora Ana Lúcia Mattiello, que declamou poesia, e também o servidor Jaime Macedo França, que cantou uma canção em homenagem ao vice-reitor Ariel a pedido da reitora Ana.

A reitora também presenteou o companheiro de gestão com dois quadros de seus “dois amores” além da família: um quadro com o brasão da Unemat e outro quadro com o brasão do Clube de Regatas do Flamengo.

Os reitores empossados, Rodrigo e Nilce, agradeceram e homenagearam suas famílias com fotos e músicas.

Ao final da cerimônia, a homenageada foi a reitora, Ana Maria Di Renzo. Ana não pode participar de sua própria colação de grau quando se graduou em 1985 pela Universidade Paranaense (Unipar), e o reitor empossado, ao lado da vice-reitora empossada, do vice-reitor, dos ex-reitores da Unemat e dos reitores das demais instituições de Ensino Superior presentes, realizam uma “colação de grau” simbólica para a reitora, com direito a certificado e até anel de formatura.

A emocionante homenagem à gestora continuou com as servidoras Cristhiane Santana de Souza e Jaýne Santos Borges, que cantaram uma música para Ana. A conclusão veio com uma flor, presenteada à reitora pelo seu marido, professor José Carlos, sua filha Ananza e sua neta Luiza.

 

Presenças ilustres

Além dos membros da atual e da vindoura gestão, também estiveram presentes na cerimônia os ex-reitores da Unemat, Arno Rieder, Taisir Mahamudo Karin, Adriano Aparecido Silva e Dionei José da Silva.

Também comparecem à cerimônia o ex-governador Márcio Lacerda; o prefeito do município de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti; o secretário municipal de Turismo e Cultura, Júnior Cézar Dias Trindade; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Adriana Tomazoni; o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Wander Miguel de Barros; a pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ozerina Victor de Oliveira; a coordenadora do Polo UAB no município de Sapezal, Valderes Delmondes do Nascimento; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antonio Carlos Maximo; os professores Agnaldo Rodrigues da Silva e Olga Maria Castrillon Mendes, representando a Academia Mato-Grossense de Letras; o comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Vicente, e o comandante regional adjunto, tenente Paulo Felipe; e o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremais Pereira Leite.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada