Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Núcleo de Documentação de História da Unemat lança versão digitalizada da Gazeta Oficial de Mato Grosso de 1890 a 1930
MEMÓRIA
Núcleo de Documentação de História da Unemat lança versão digitalizada da Gazeta Oficial de Mato Grosso de 1890 a 1930
17/12/2018 18:44:28
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
A reitora Ana Di Renzo, o coordenador do projeto, Reinaldo Norberto da Silva, e o coordenador do Nudheo, Domingos Sávio da Cunha Garcia
A reitora Ana Di Renzo, o coordenador do projeto, Reinaldo Norberto da Silva, e o coordenador do Nudheo, Domingos Sávio da Cunha Garcia

O Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral (Nudheo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concluiu a digitalização das edições de 1890 a 1930 da Gazeta Oficial do Estado de Mato Grosso (atual Diário Oficial). Na manhã desta segunda-feira (17), na Sede Administrativa da Universidade, foi realizado o lançamento oficial da versão digital da Gazeta Oficial, disponível no site da Unemat e em um card drive de 32 gigabytes.

A Gazeta Oficial registra os atos administrativos do Governo do Estado e sua digitalização e publicação representa uma importante contribuição do Nudheo e da Unemat para a preservação da memória do Estado de Mato Grosso, além de facilitar o acesso de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a esta importante fonte de pesquisas.

A digitalização da Gazeta Oficial é o resultado de anos de trabalho, que resultou na publicação em meio digital de quase 5 mil edições dos primeiros 40 anos da República em Mato Grosso, período denominado de Primeira República, ou República Velha, que compreende os anos de 1889 a 1930.

“Diferente do modelo atual de imprensa oficial, nas páginas da Gazeta aparecem não só informações institucionais, mas também propagandas locais de automóveis, remédios, vendas, cervejas e outros, além de notícias da sociedade mato-grossense”, explica o profissional técnico da Unemat e historiador Reinaldo Norberto da Silva, que coordenou o projeto de extensão desenvolvido pela equipe do Nudheo que gerou, como resultado final, a versão digital da Gazeta. “É a memória institucional do Estado de Mato Grosso”, afirma Reinaldo.

“A ação que que desejo destacar deste trabalho todo é a guarda de um documento histórico, que dá visibilidade à nossa constituição como sujeitos republicanos no Estado de Mato Grosso”, afirma a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo. “Este trabalho é fundamental, para que estes documentos, que estavam correndo o risco de se perderem, possam nos ajudar a compreender cada vez mais o Brasil e, em especial, Mato Grosso”, defende a reitora.

Além da reitora e do coordenador do projeto, participaram do lançamento o atual coordenador do Nudheo, Domingos Sávio da Cunha Garcia, além dos ex-coordenadores do Núcleo, Clementino Nogueira de Souza, João Paulo Edson de Arruda Fanaia e Otávio Ribeiro Chaves, que colaboraram para a execução do projeto.

Durante a cerimônia, também foi realizada a entrega oficial do Carimbo Comemorativo de 40 Anos da Unemat pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O lançamento também contou com a presença dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Bruno Zanin; de Extensão e Cultura, Anderson Marques do Amaral; de Gestão Financeira, Alexandre Gonçalves Porto; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo dos Santos. Também estiveram presentes o assessor de Assuntos Internos da Unemat, Dionei José da Silva; a diretora da Editora Unemat, Maria do Socorro de Sousa Araújo; o diretor administrativo do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, Luiz Wanderlei dos Santos; a professora Rinalda Bezerra Carlos, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); e a profissional técnica Ana Lucia Mattielo Miranda, representando a Pró-Reitoria de Administração (Prad).

A versão digital da Gazeta Oficial do Estado de Mato Grosso de 1890 a 1930 pode ser acessada clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada