Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat inicia Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
CÁCERES
Unemat inicia Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
07/12/2018 16:58:29
por Nataniel Zanferrari

A Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

A frase “O trabalho em equipe é o combustível que permite que pessoas comuns obtenham resultados incomuns”, do empresário e filantropo escocês Andrew Carnegie, é o mote do projeto de extensão. Professores e alunos lotados nos cursos da Facis, assim como profissionais de saúde vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, executarão ações voltadas para a Educação Interprofissional (EIP) alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A EIP constitui tema emergente do campo da Saúde em nível global, orientado para o trabalho em equipe e práticas colaborativas, o que consiste em uma ampla reforma do modelo de formação profissional e de atenção à saúde. “Temos que ampliar olhares e projetar novos caminhos para a formação de profissionais de saúde, formar profissionais preparados para práticas compartilhadas e, assim, melhorar a atenção à saúde”, defende o coordenador do projeto, professor Alcione Lescano de Souza Junior.

O objetivo do projeto é promover a educação interprofissional, alinhando as demandas regionais em Saúde à formação profissional. Ao longo do desenvolvimento do projeto serão implementadas diversas ações e iniciativas colaborativas. Com duração prevista de dois anos, já foram selecionados professores e profissionais de saúde para o projeto. Neste momento está sendo realizada a inscrição para a seleção de alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina da Unemat em Cáceres interessados em atuar no projeto.

O edital pode ser acessado clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada