Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Criação do Escritório de Relações Internacionais da Unemat atende decisões do Congresso Universitário
INTERNACIONALIZAÇÃO
Criação do Escritório de Relações Internacionais da Unemat atende decisões do Congresso Universitário
05/12/2018 18:53:05
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) criou recentemente o Escritório de Relações Internacionais (ERI) que foi divulgado nesta quarta-feira (05). A reitora tomou como base a decisão do 3º Congresso Universitário da Instituição, realizado em 2017, que apontou a necessidade nas proposições dos eixos de Graduação, Extensão e Cultura e Gestão. O ERI é um órgão da Administração Central que foi vinculado à Assessoria de Assuntos Externos da Reitoria, que está sob a condução da professora Áurea Ignácio, desde sua implantação em 20 de agosto de 2016.  

O objetivo do ERI é coordenar as ações institucionais voltadas à cooperação acadêmica internacional de professores, alunos e técnicos da Universidade com outras instituições de ensino superior, pesquisa, ou fomento, sediadas em outros países ou que tenham atuação internacional.

Duas diretorias estarão integradas ao ERI, a de Gestão de Relações Internacionais sob responsabilidade da professora Áurea Ignácio e a de Mobilidade e Intercâmbio, esta até então vinculada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) sob a denominação de Diretoria de Gestão de Mobilidade Acadêmica permanecendo sob a direção da professora Maristela Sarian.

A Assessoria de Relações Externas/Unemat já pertence ao Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat) composto pelas três Instituições de Ensino Superior Público de Mato Grosso e a Assessoria de Relações Internacionais do Governo Estadual.

“A criação do ERI é uma estratégia para o fortalecimento das ações de internacionalização da Unemat. São vários os acordos de cooperação internacionais vigentes vinculados aos programas de mestrado e doutorado da Instituição, assim como aos alunos de graduação. Cito como exemplo o acordo de cooperação com o projeto alemão Gonçalinho com intercâmbio de alunos da graduação que funciona desde 2001 e os doutorados sanduíches dos alunos dos programas de pós-graduação desde 2016”, contou Áurea Ignácio.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24535 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada