Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores da Unemat discutem controle ecológico de populações de javalis em MT
PROJETO EROSÃO
Pesquisadores da Unemat discutem controle ecológico de populações de javalis em MT
27/12/2018 10:00:00
por Hemilia Maia

Pesquisadores do projeto “Erosão da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai: impactos do uso da terra na estrutura da vegetação e comunidade de vertebrados terrestres e aquáticos”, coordenado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), passam a fazer parte das discussões das Federações Nacionais de Agricultura dos estados brasileiros em razão do controle de populações de javalis que tem causado prejuízos à produção agrícola.

De acordo com o professor pesquisador da Unemat, doutor em Ecologia e membro do projeto, Dionei José da Silva “Eles têm a visão de controle e nós, como pesquisadores, a visão comportamental desses mamíferos. Ao final queremos encontrar uma medida viável de controle que seja ecológica e economicamente viável”, afirmou Dionei.

O convite à discussão partiu do presidente da Famato, Normando Curral, aos professores da Unemat, após a participação da equipe do projeto Erosão, nas Jornadas Argentinas de Mastozoologia, na cidade de La Rioja, Argentina, realizado em outubro desse ano.

Os professores, Manoel dos Santos Filho e Dionei Silva, ambos doutores em Ecologia, representaram a equipe do Projeto Erosão na trigésima primeira edição das Jornadas Argentinas. Em 2018, o evento apresentou diversas discussões sobre mamíferos, principalmente os introduzidos na América do Sul, como é o caso dos javalis (Sus scrofa) de origem euroasiático. 

“Uma das principais preocupações e discussões realizadas nas Jornadas foi sobre o controle de populações de mamíferos que tem causado prejuízos à produção agrícola e a partir dessas discussões o projeto Erosão está formatando um projeto específico para estudos do controle de populações de javalis em Mato Grosso”, explicou Dionei Silva.

Durante o evento, os professores Dionei e Manoel apresentaram três trabalhos desenvolvidos no projeto Erosão: “Diversidade Funcional e partição de nicho espacial por pequenos mamíferos em áreas fragmentadas ao sul da Amazônia”, “Predações oportunísticas de Sapajus cay (Illiger, 1815) em áreas de ecótono da Amazônia e Pantanal” e “Pequenos mamíferos da bacia do alto curso do Rio Paraguai – Mato Grosso/Brasil”.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada