Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Preceptoria dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Unemat passam por capacitação
QUALIFICAÇÃO
Preceptoria dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Unemat passam por capacitação
12/11/2018 18:50:11
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira e Arquivo Facis

Nos dias 9 e 10 a Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres, promoveu mais uma capacitação aos preceptores do Internato Médico do Curso de Medicina em Cáceres, preceptores médicos e enfermeiros e docentes dos Cursos de Medicina e Enfermagem.  

A oficina “Atuação do preceptor nos cenários de prática: do planejamento à avaliação” foi ministrada pelo cirurgião pediátrico, professor e coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Antônio Carlos Sansevero Martins. O Internato Médico é o estágio curricular obrigatório de formação em serviço, integrado, de caráter teórico e prático e sob supervisão de docente/preceptor, cumprido pelos estudantes dos cursos de Medicina.

De acordo com Sansevero, os profissionais de saúde em geral, são preceptores porque tem bom conhecimento técnico nas suas áreas. “Mas infelizmente pouca apropriação de conteúdos educacionais, então essas oficinas servem para atualizar estes conceitos e apropriar estes profissionais desses conceitos aplicados ao ensino em serviço”, explicou o professor que ainda acrescentou: “Essas iniciativas são muito importantes porque o principal fator é trazer essa simbiose entre a escola e o serviço. Academia e serviço tem que trabalhar juntos e continuamente, não isoladamente de maneira estanque, fazendo visitas de cortesia de um lado e de outro. Acho que é muito importante. E essas estratégias servem para fortalecer esses eixos de integração.

A médica pediátrica, professora do Curso de Medicina da Unemat e preceptora do Internato, Sandra Coenga de Souza disse esperar um ganho real e intenso a partir da capacitação.  “Como é um curso novo, nós não temos esse profissional chamado preceptor já formado, já pronto. Nós utilizamos os médicos, os enfermeiros, o pessoal que já estava no serviço para se tornarem preceptores, então é importante que esses profissionais sejam qualificados”, comentou Sandra.

O professor Sansevero também ministrou palestra para os estudantes do Curso de Medicina sob a temática “Atuação do estudante de medicina: da universidade aos cenários de prática". A Unemat formou a primeira turma de médicos, durante as colações de grau 2018/1, em 29 de agosto. O estágio curricular obrigatório é realizado nos hospitais Regional e São Luiz (HSL), em Cáceres, desde janeiro de 2017.

Sansevero que é Mestre em Educação de Profissionais de Saúde pela Universidade de Maastricht, Holanda e Doutor em Saúde Materno-infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) atualmente desenvolve suas atividades em Cirurgia Pediátrica e Educação Médica, com enfoque em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. “Eu diria que o preceptor é como um andaime. Ele serve de apoio para que o aluno possa ir subindo em níveis de autenticidade profissional. O preceptor é um modelo importante, porque os modelos profissionais são muito impactantes na formação do profissional de saúde.”, destacou Sansevero.

“O aluno passa ter uma visão qualificada do contexto relevante para sua prática futura. Ele vê como o profissional da área lida com problemas que, em algum momento, ele terá que lidar sozinho, sem ter o acompanhamento do preceptor. Ele consegue sentir em que nível ele está de distância da competência desse professor preceptor. Ele vê se está se afastando ou se aproximando disso e ainda tem um viés. Toda atitude da pessoa que está envolvida em uma unidade de saúde onde tem algum aluno aprendendo ensina, mesmo as atitudes que não são tão positivas, por isso, têm que ter muito cuidado na nossa prática como nós lidamos com o aluno, isso inclusive reforça a qualidade do serviço, porque o profissional em saúde vai ter que entender que ele tem que passar uma qualidade de atenção mais diferenciada”, explica o médico professor.

A atividade foi organizada pela professora Fabiana Aparecida da Silva, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento para Educadores da Saúde.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada