Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 3ª sessão ordinária do Conselho Universitário
CONSUNI
Unemat realiza 3ª sessão ordinária do Conselho Universitário
09/11/2018 16:40:49
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 3ª sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), na segunda (5), terça (6) e quarta-feira (7), no Auditório do Bloco Dr. Leopoldo Ambrósio Filho, no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres.

Os conselheiros analisaram e deliberaram questões administrativas de gestão, legislação, orçamento e patrimônio,

como os regimentos do Centro de Pesquisa e Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia e do Centro de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Inovação Social e Cidadania Professora Lúcia Gonçalves, ambos em Cáceres; e a criação e outorga do Prêmio Unemat Dom Máximo Biennès de Honra ao Mérito, como reconhecimento às relevantes contribuições desde a criação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc) até a consolidação das ações de ensino, pesquisa e extensão, por ocasião da comemoração dos 40 anos da Unemat, além de homologadas resoluções referentes ao processo de eleição dos cargos de reitor e realiza a recomposição das Câmaras com o segmento discente.

Também foi aprovada a criação dos cursos de especialização em Controladoria e Gestão Agroindustrial e Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais para Crianças, ambos em Sinop, e em Administração em Agronegócio em Juara; dois cursos de especialização em Direitos Humanos, um em Cáceres e um na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cuiabá; e também a implementação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio) em Tangará da Serra.

O Conselho também aprovou a criação de cursos de Licenciatura em Artes Visuais, em Geografia, em História, em Letras Português/Espanhol, em Matemática e em Pedagogia e de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade educação à distância. Além de aprovar a concessão da honraria ‘professor emérito’ aos ex-reitores, os conselheiros também homologaram o reconhecimento das empresas júniores AgriJr Soluções em Agronomia em Tangará da Serra, AgroUp Jr e Start Consultoria Junior em Nova Mutum, Juniores Engenharia em Sinop e Valetur Empresa Junior em Nova Xavantina.

 

Comissões Temporárias e Especial

A sessão também abordou o resultado das Comissões Temporárias e Especial, que homologaram o resultado do processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da Unemat para a gestão de 2019 a 2022, as proposições do 3º Congresso Universitário e a reestruturação da Unidade de Representação da Unemat em Cuiabá.

 

Orçamento e patrimônio

Pela Câmara Setorial de Orçamento e Patrimônio, foi aprovada a criação do Centro de Estudos e Investigação (CEI), do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e do Centro de Línguas e Linguagens, todos no Câmpus de Sinop; do Centro Tecnológico de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Produção de Biodiesel (Cetegeo-SR), no Câmpus de Tangará da Serra; do Centro de Estudos e Pesquisa Acadêmica Izabella Cazado (Cepa) em Diamantino; e do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) em Cáceres.

Também foram aprovados o curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio em Porto dos Gaúchos e de Tecnologia em Teatro em Cuiabá, além de cursos de Bacharelado na modalidade turma fora de sede: Administração em Campos de Júlio e Direito em Água Boa, Brasnorte, Campos de Júlio, Colíder, Comodoro e Nova Xavantina

 

Legislação

Já pela Câmara Setorial de Legislação, foram aprovados os regimentos dos centros criados em Sinop e Tangará da Serra, e também os regimentos do Programa de Mestrado Profissionalizante em Matemática (ProfMat) em Sinop e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) em Cáceres, bem como do ProfBio em Tangará da Serra.

A pauta da sessão e os documentos que estão em discussão podem ser acessados clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada