Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Prefeitura e Unemat apresentam mudanças para o trânsito e mobilidade em Cáceres
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Prefeitura e Unemat apresentam mudanças para o trânsito e mobilidade em Cáceres
31/10/2018 17:26:10
por Lygia Lima

A Prefeitura de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso apresentaram nesta terca-feira (30) durante a audiência pública realizada as primeiras propostas de mudanças para a área central, construção de 68 quilômetros de malha cicloviária e mudanças para diversas vias de Cáceres. Os projetos fazem parte das propostas do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo construído e que demandará da criação de uma lei específica que ainda será discutida com a população antes de se concretizar qualquer alteração.

O professor doutor Evaldo Ferreira, coordenador do Plano de Mobilidade Urbana, explica que neste momento, as audiências públicas servem para apresentar as propostas dos técnicos e discutir a viabilidade junto a população e poder público para só então elas se concretizarem. “Nesse sentido é fundamental que a população participe das discussões e apresente sugestões para que o Plano atenda às expectativas dos moradores”, afirma.

Todos os documentos que serviram de base para as propostas que estão sendo apresentadas estão disponíveis para consulta da população por meio do link: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/ clicando no ícone do Plano de Mobilidade Urbana (PMUC).  O portal da Mobilidade Urbana conta com diversas ferramentas tecnológicas que visam facilitar o entendimento por parte da população de como são e como ficarão as mudanças que estão sendo propostas de mudanças, além de modelagens em 3 Dimensões, mapas interativos. As pessoas que desejarem enviar sugestões também podem fazê-lo enviando e-mail para pmuc@unemat.br

Na audiência de ontem foram apresentadas a proposta de implementação de 68 quilômetros de malha cicloviária que inclui a construção de ciclovias, que demanda a separação física da via destinada exclusivamente ao ciclista, ciclofaixas como as já existentes em Cáceres, delimitadas por sinalização na via e faixas compartilhadas por ciclistas e demais veículos automotores. Atualmente Cáceres conta com menos de 10 quilômetros de malha cicloviária com ciclofaixas. Também foi apresentada a proposta de implantação de um sistema de transporte coletivo com o funcionamento inicial de sete linhas radiais e um terminal de integração na região central, além de mudanças na Avenida Sete de Setembro, alteração de sentido de vias, implantação de rotatórias, por exemplo. Além de implantação de um calçadão na área central.

“Estas são propostas preliminares que estão sendo apresentadas para discussão com a população, na próxima audiência pública, prevista inicialmente para o final de novembro, em local a ser definido, outras propostas serão apresentadas para discussão”, explica a secretária de planejamento Nelci Eliete Longhi. “Aproveito para convidar a população a participar da audiência pública, a acessar os documentos e conhecer as propostas para poder contribuir de forma mais efetiva e assim podermos juntos realizar um plano de mobilidade urbana que atenda as nossas necessidades”, diz.

A Unemat e a Prefeitura, por meio do convênio firmado com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) estão atuando em quatro grandes frentes de trabalho. Além do Plano de Mobilidade Urbana, as instituições são parceiras na readequação do Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e a Reestruturação Fiscal e Tributária do município.

Para mais informações acesse: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada