Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
C&T
Unemat participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
16/10/2018 19:13:50
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que ocorre em Cuiabá, na Arena Pantanal, de hoje (16) até sexta-feira, dia 19. A Unemat chega à Semana de Tecnologia com projetos de Extensão e Pesquisa e a participação junto a Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado.

“As parcerias internacionais já consolidadas pela Unemat estão bastante relacionadas aos programas de pós-graduação, inclusive os quatro doutorados da Instituição, embora alunos da graduação também sejam beneficiados”, afirmou a assessora de Relações Externas e Internacionais da Unemat, professora Áurea Ignácio, que participa do evento com as ações de internacionalização da Universidade.

A Unemat, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado compõe o Núcleo de Internacionalização do Estado de Mato Grosso. Todas as Instituições de Ensino Superior citadas participam da Semana Nacional a convite do Governo do Estado.  

A abertura oficial da décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada às, 19 horas, desta terça-feira (16).

Projetos de Extensão e Pesquisa - A professora Jussara de Araújo do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, do câmpus de Barra do Bugres, e seus alunos participam com o projeto “Sustentabilidade através do reaproveitamento de resíduos industriais para produção de biocombustíveis em Mato Grosso”. O projeto leva ao evento a apresentação de dois protótipos: Ecopilha - desenvolvida a partir de resíduos de indústrias de suplemento alimentar para ruminantes e de curtumes e Bioplástico - criado a partir de pena de galinha e de milho para produção de embalagens e canudos com estudo da degradação microbiológica.

Do curso de Pedagogia do câmpus de Sinop a professora Maria Angélica Dornelles Dias e seus alunos tomam parte com o projeto “Centro de Educação e Tecnologia Assistiva: atividades Extensionistas” (Ceta/EXT). Este Projeto atua para melhorar a qualidade de vida e de ensino do educando cego, com visão subnormal, surdo e deficiente auditivo no acesso à educação básica e ao ensino superior, e fomentar discussões para a melhoria da qualidade de ensino e de políticas públicas para a educação inclusiva. O projeto chega ao evento com banners, trabalhos desenvolvidos, material bibliográfico das ações de tecnologia voltadas para a Educação Especial e materiais didáticos utilizados em cursos organizados pelo Ceta.

O câmpus de Tangará da Serra também se faz presente por meio do programa “Incubadora de organizações coletivas autogeridas, solidária e sustentáveis” (IOCASS) coordenado pelo professor Sandro Benedito Sguarezi. A bolsista Taliara Sguarezi e os alunos do IOCASS apresentam durante a Semana Nacional de C&T cinco empreendimentos por meio de banners e produtos. São eles: a Coopertan, uma cooperativa de coleta de material reciclável de Tangará da Serra que é referência em tecnologia social em coleta seletiva e inclusão sócio produtiva; a Rede Catamato com seis associações e cooperativa de catadores; a Anfruvale, associação que produz doces e compotas; e, a Assoarte, com o núcleo de artesanato em cerâmica. A Associação de Artesão Mandala também estará presente com sua produção em tecido.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada