Mato Grosso, Segunda-Feira, 18 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Educação Física celebra Dia do Atleta Paralímpico com palestra por videoconferência com pesquisador da Unicamp
CÁCERES
Educação Física celebra Dia do Atleta Paralímpico com palestra por videoconferência com pesquisador da Unicamp
11/10/2018 17:55:32
por Nataniel Zanferrari

Os alunos do curso de Educação Física da Unemat em Cáceres tiveram palestra com o professor Paulo Ferreira de Araújo sobre esporte adaptado, através de videoconferência, no dia 20 de setembro. A atividade alude ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro.

Com um currículo de 16 livros e 50 artigos publicados em periódicos científicos, além de orientações em nível de mestrado e doutorado, Paulo Araújo é professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, focando no estudo do campo da atividade física e esporte para pessoas em condições de deficiência, esporte adaptado, inclusão e educação física escolar.

A palestra fez parte da disciplina ‘Fundamentos do Esporte’, ministrada pelo professor Riller Reverdito. O objetivo foi apresentar aos graduandos o Movimento Paralímpico no Brasil, especialmente o papel da prática esportiva para as pessoas em condições de deficiência, em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro, instituído em 2012 com a finalidade de homenagear, apoiar e divulgar o trabalho de atletas paralímpicos, além de ser uma ferramenta de inclusão.

“Os graduandos em Educação Física da Unemat irão atuar no contexto escolar, onde o esporte é um dos conteúdos. Logo, é preciso oferecer possibilidades de prática esportiva de qualidade para todos e todas”, afirma Riller. “O esporte é uma das mais importantes ferramentas de inclusão, especialmente quando tratado pedagogicamente e oportunizado no contexto escolar”, explica o professor.

Considerando as dimensões territoriais no Brasil, ferramentas como a videoconferência por internet são cada vez mais utilizadas na Unemat, facilitando a realização de atividades com a participação de pesquisadores que estão distantes.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24470 | Impressões: 138092
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada