Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Estão abertas inscrições para a Semana de Geografia da Unemat
SEMAGEO
Estão abertas inscrições para a Semana de Geografia da Unemat
10/10/2018 15:28:10
por Hemilia Maia
Foto por: Hemília Maia

A décima oitava edição da Semana de Geografia (Semageo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será realizada no período de 26 de novembro a 1º de dezembro. As inscrições com envio de trabalho estão disponíveis até o dia 31 de outubro e, as apenas, de participação, seguem até o dia 26 de novembro, ambas em: eva.faespe.org.br/eventos/18semageo/. Concomitantemente serão realizados o quarto Seminário de Pós-graduação em Geografia e o terceiro Seminário de Práticas de Ensino em Geografia.  

“Construção do espaço e conservação ambiental: desafios para o Mato Grosso” é a temática para 2018 do evento que é realizado, anualmente, pelo curso de Geografia do câmpus de Cáceres, desde o ano 2000 e que conta com a participação do curso de Geografia dos câmpus de Colíder e Sinop. Já os Seminários de Pós-graduação em Geografia e de Práticas de Ensino em Geografia, são realizados desde os anos de 2015 e 2016, respectivamente.

Os seminários proporcionarão discussões e troca de experiências sobre as problemáticas advindas da construção do espaço geográfico no Brasil e as suas particularidades no Estado de Mato Grosso. Já as apresentações dos trabalhos inscritos na Semageo são resultados de pesquisa dos acadêmicos da graduação e pós-graduação e de professores de Geografia e áreas afins.

O evento propiciará reflexões sobre os desafios que representa a expansão da agropecuária e a urbanização para a conservação ambiental no Estado de Mato Grosso, através de conferências, mesas-redondas, comunicações orais, oficinas e minicursos e a socialização dos resultados encontrados em pesquisa por meio de pôsteres e comunicações orais.

A Semana de Geografia conta com um comitê científico composto por professores pesquisadores da Unemat e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Geografia Física e Análise Ambiental e por professores pesquisadores da Unemat em Geografia Humana e Dinâmica Espacial e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe).

Segundo o coordenador da Semageo a equipe de coordenação aguarda a participação de cerca de 300 pessoas entre acadêmicos, professores universitários e da rede pública e representantes da comunidade geográfica. “Essa é a média com base nos anos anteriores”, disse Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez.

 

Além do professor Gonzales, participam da equipe de coordenação os professores Célia Alves de Souza e Joaquin Correa Ribeiro, o técnico universitário Geraldo Ferreira de Souza e o acadêmico Polielson Otil da Silva.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 26 - VESPERTINO

14h - Credenciamento

 

Dia 26 – NOTURNO

19h – Solenidade de Abertura

20h – Conferências de Abertura

23h – Encerramento

 

Dia 27 - NOTURNO

19h – Minicursos e oficinas

23h - Encerramento

 

Dia 28 - NOTURNO

19h – Conferência

23h – Encerramento

 

Dia 29 - NOTURNO

19h – Apresentação de trabalhos: Comunicações orais e pôsteres

23h - Encerramento

 

Dia 30 - NOTURNO

19h – Conferência de encerramento

23h - Encerramento

 

Dia 01 - MATUTINO

07h - Expedição cientifica (campo)

Coordenador: Professor Dr. Antônio Rosestolato Filho

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24471 | Impressões: 138157
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada