Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Programa de extensão da Unemat promove 1ª Feira Estadual MT Horticultura
MT HORTICULTURA
Programa de extensão da Unemat promove 1ª Feira Estadual MT Horticultura
09/10/2018 12:01:01
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

O programa de extensão MT Horticultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em conjunto com sete entidades promoveu a primeira edição da Feira Estadual de Horticultura, em Tangará da Serra, nos dias 26 e 27 de setembro. De acordo com os organizadores, durante o evento, que contou com um aporte financeiro de 100 mil reais, circularam pelos estandes cerca de 2 mil pessoas. Só de inscritos foram contabilizados mais de 1.100 participantes.

Em um espaço de 15 mil metros quadrados, 48 expositores, mais cinco instituições apoiadoras e outras oito patrocinadoras levaram aos visitantes informações pertinentes à agricultura, com alternativas sustentáveis e muito conhecimento. O presidente da feira, o professor da Unemat Willian Krause, credita a grande adesão à proposta da Feira Estadual ao crédito conquistado pelo Programa MT Horticultura. “Este evento é fruto de muitas mãos”, explicou Krause.

De acordo com Krause, apesar de haver 104 mil pequenas propriedades rurais em Mato Grosso, todas com condições de solo e clima para produzir frutas, hortaliças e flores tropicais, 75% das frutas e hortaliças consumidas em Mato Grosso vêm de outros estados. “Nossa proposta é levar soluções para o empreendedor do campo, aumentar a geração de renda e, por meio da horticultura, promover o desenvolvimento”, afirmou o professor.

Durante a cerimônia de abertura, a Unemat e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) assinaram protocolo de intenções do Programa Senar Tec Horticultura, que a partir de janeiro levará conhecimento e novas tecnologias ao produtor rural de Tangará da Serra, por meio de um programa de assistência técnica e gerencial, e ainda foi anunciado pelo presidente da Famato, Normando Corral, um Centro de Excelência de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta para Tangará, já em 2019. O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, divulgou a filosofia do sistema cooperativo da instituição aos produtores rurais para que programem seus negócios e investimentos e casos de sucesso de hortifruti em Mato Grosso foram apresentados.

O vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes, pontuou o aniversário de 40 anos da Instituição, mas lembrou que os trabalhos de pesquisa e extensão foram aprofundados por volta dos últimos 12 anos. “Quando a Universidade interage, toda a sociedade só tem a ganhar”, assegurou Ariel.

As visitações às estações de frutas, flores e hortaliças que compreendem um espaço de cinco hectares dentro da Área Experimental da Unemat foi um atrativo a mais. A feira ainda ofereceu palestras sobre o cooperativismo como alternativa à comercialização de hortifruti, minicursos de gestão financeira, plasticultura, hidroponia, fertirrigação, arranjos florais, doenças de flores e mudas micropropagadas.

Sete entidades realizaram e patrocinaram a feira juntamente com o Programa MT Horticultura: a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT); o Sindicato Rural de Tangará da Serra; a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); e o Senar TEC Hortifruticultura. O evento também contou com o apoio da Unemat e de outras instituições: Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio da Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi); Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

O curso de Enfermagem do câmpus de Tangará da Serra compareceu aferindo pressão, peso, altura, índice de massa corpórea e com orientações de prevenção do câncer de pele. Os gestores dos câmpus de Juara e Cáceres, Gildete Evangelista e Luiz Wanderlei dos Santos, também prestigiaram a feira, assim como o presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais, o professor do curso de Agronomia do câmpus de Cáceres, Petterson Baptista da Luz; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ander Clebison Silva dos Santos; o gerente técnico do Senar-MT, Guto Zanata; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, Alexandre Possebom; e o representante da Empaer, Eliel Ferreira Porto.

Parcerias do Programa MT Horticultura - Os ideais dos professores do MT Horticultura foram ao encontro dos anseios de muita gente e o resultado foram parcerias de sucesso que se estenderam a Feira MT Horticultura.

“Tenho orgulho de ter sido parceiro da Unemat na implantação do curso de Agronomia no passado. Hoje, assisto à repercussão de conhecimentos trabalhados na academia para que toda sociedade se beneficie.”

Fabio Junqueira

Prefeito Municipal de Tangará da Serra

Hoje, como presidente da Famato, rodo todo o Estado e posso dizer que não há outro município com a diversidade produtiva de Tangará, por isso estamos viabilizando um Centro de Excelência de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta para Tangará, já em 2019. O Reck fez a doação do terreno e a Prefeitura está regularizando. Posso dizer que é graças à Universidade, aos produtores e à sociedade de Tangará. Meu primeiro contato com o Willian e a Celice [professores do MT Horticultura] foi por meio do sindicato. São trabalhos como o do MT Horticultura que mostram como a academia consegue colocar ciência no desenvolvimento do município”.

Normando Corral

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato)

 

O Crea Mato Grosso é parceiro oficial para os próximos eventos com a Unemat, dentro do MT Horticultura. Eu não esperava um evento tão grandioso dentro de uma universidade. Vocês estão de parabéns!”

Marcelo Capeloto

Diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT)

 

“Mato Grosso é conhecido apenas como grande produtor do agronegócio. O MT Horticultura deu o pontapé inicial e conseguiu reunir todas as entidades da agricultura. Vocês já vinham cultivando este solo há muito tempo, hoje plantamos a semente de uma nova história, a dos pequenos e médios produtores”.

Vanderlei Reck Junior

Presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra

 

Nós somos uma entidade de classe que descobriu que se fazia pesquisa agronômica no quintal de casa. Então ficamos mais ousados, com fome de tecnologia”.

Claudio Giuseppe Terzi

Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA)

 

Um giro pela Feira

Em meio a tantos estandes, difícil é perceber tudo que o cerca, mas é plausível destacar uma série de aprendizados. Na feira era possível saber como aproveitar integralmente folhas, talos, cascas e sementes de alimentos; a nutrir plantas por meio de controle biológico com multiplicação de bactérias a custos acessíveis; a produzir florestas sustentáveis; a realizar irrigação solar; saber como lavar e devolver embalagens vazias de agrotóxicos; conhecer os serviços ofertados pelo MT Horticultura aos produtores rurais como a Clínica de Doenças de Plantas; tomar ciência dos cursos de pós-graduação ofertados pela Unemat, câmpus de Tangará da Serra, como o em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola; entender de agricultura familiar, aprender sobre produtos biofortificados; associar-se a entidades de classes; a obter financiamentos; a adquirir máquinas e equipamentos agrícolas; a ver a mostra de produtos regionais das associações e cooperativas de pequenos produtores de Tangará; a se encantar com as rosas do deserto e as flores regionais; e ainda matar fome e sede na praça de alimentação.

Além de muito aprendizado, a feira estabeleceu algumas percepções. Para o acadêmico Victor Hugo Magalhães de Amorim, que cursa o quinto semestre em Biologia e há um semestre participa do MT Horticultura, suas expectativas foram atendidas. “A feira está promovendo o encontro entre produtores, pesquisadores e empresas. Esta é uma grande oportunidade de conhecimento e de ajuda mútua”, afirmou Victor.

A expositora Elvyna Galdino contou que chegou à feira com expectativas de negócios e mais ainda de elucidar dúvidas com relação ao funcionamento e implantação de energia renovável no campo. “A ideia da feira foi muito importante. Está sendo ótima: público receptivo, acadêmicos muito interessados, os de Engenharia Civil já pensam em energia sustentável. Na próxima estaremos de volta e com uma estrutura melhor ainda”, garantiu Elvyna.

O gerente de Agência do Sicredi e expositor, Luís Fontana, falou que a primeira edição da feira já superou todas as expectativas por ser a primeira. “Somos todos aderentes ao projeto de fomentar o hortifruti de Tangará da Serra e região. Já participamos de três Dias de Campo promovidos pelo MT Horticultura. Nossa parceria com a Unemat se deve também à credibilidade da universidade”, destacou Fontana.

O produtor rural de abacaxi e maracujá, Jair Massaroto, envolveu seus pares e os encorajou a expor na feira, e foi assim que a associação, que possui 140 feirantes, levou a produção de abacaxi, banana, limão, mandioca, ovos caipiras, pimentas e quiabo da Feira da Vila Alta para o pavilhão da Mostra de Produtos Regionais da Feira MT Horticultura.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138875
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada