Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat forma primeira turma de Medicina
COLAÇÕES 2018/1
Unemat forma primeira turma de Medicina
08/10/2018 16:20:14
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Em 29 de agosto 193 alunos da Unemat, câmpus de Cáceres, colaram grau no Ginásio Poliesportivo da Cidade Universitária, entre eles os 16 primeiros alunos de Medicina formados pela Instituição. A cerimônia presidida pela reitora, Ana Di Renzo, contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Domingos Sávio.

O secretário disse ser um orgulho para o Estado proporcionar ensino superior gratuito de qualidade por meio da Unemat e que sonha chegar aos 141 municípios de Mato Grosso com os cursos fora de sede ofertados pela Instituição. “Primeiro vocês passaram num vestibular concorrido e, hoje, é uma honra assistir a satisfação pessoal de cada um e de seus familiares pelo ciclo que se encerra. A colação de grau no Brasil, onde há um número baixo de cidadãos com nível superior, torna vocês parte dessa pequena elite. Mas, a partir de amanhã, a responsabilidade dobra e nós como Estado precisamos criar mais oportunidades de emprego em Mato Grosso, meios de fomentar nossa economia e oportunizar que vocês entrem no mercado de trabalho e construam famílias felizes”, concluiu Sávio.  

Ana Di Renzo enfatizou a importância do ensino público e lembrou que “o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia dependem de universidades públicas cada vez mais fortes”. A reitora ainda aproveitou a ocasião para pedir ao secretário da pasta, a qual a Unemat é ligada, para que realize o sonho de ter um auditório em Cáceres que ofereça condições mais adequadas à realização das colações de grau da Instituição e aos novos profissionais que ouvissem a música Enquanto houver sol, da banda de rock brasileira Titãs, da qual recitou um verso.

 

Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho

 

No ano em que a Unemat completa 40 anos de fundação, colaram grau, em Cáceres, alunos dos cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física e Pedagogia na modalidade à distância e dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, Direito, Agronomia, Enfermagem, Ciência da Computação e Medicina. “Turmas que ficarão lembradas como as turmas dos 40 anos”, reforçou o diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus, professor Antonio Francisco Malheiros.  

Participaram da mesa de autoridades Ana Di Renzo, Domingos Sávio, o vice-reitor Ariel Lopes, Antônio Malheiros, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação Bruno Zanin, de Assuntos Estudantis Celso Fanaia, de Administração Gustavo Bizinoto e de Gestão Financeira Alexandre Porto e a professora Rinalda Bezerra Carlos, representante da pró-reitoria de Ensino De Graduação.

Medicina: Na Unemat entram 30 alunos por semestre no curso de Medicina que adota o método PLB, onde a aprendizagem é baseada na solução de problemas. Significa dizer que a Unemat está na vanguarda do que há de mais moderno em metodologia de ensino médico. A primeira turma de Medicina formada pela Instituição iniciou suas atividades em agosto de 2012.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada