Mato Grosso, Domingo, 15 de Julho de 2018     
Sede administrativa realiza 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo
PEP
Sede administrativa realiza 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo
04/07/2018 12:10:23
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira

Cerca de 50 profissionais, entre gestores e técnicos administrativos, em atuação no gabinete da reitoria e pró-reitorias participaram, nessa terça-feira (04/07), do 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da Unemat, período 2015-2025.

Para realização dessa etapa, foi proposta a utilização de um software livre de acompanhamento, disponível em: http://gpweb2.unemat.br/. Com o auxílio dessa ferramenta, as diferentes assessorias e pró-reitorias, assim como os câmpus, podem analisar a ações e os objetivos a curto (anos 2016 a 2018), médio (até 2019) e longo prazo (até 2025), definidos no PEP.

"Entre o que foi planejado e realizado, há necessidade de readequação das ações e equipes envolvidas, para que a Instituição mantenha o que foi definido pela comunidade acadêmica na construção do PEP 2015-2025", esclareceu a presidente do Comitê de Coordenação do PEP, professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima.

O princípio central do planejamento estratégico é de garantir a universidade pública e gratuita, com autonomia didática-pedagógica e financeira.

O orçamento da Unemat chega a 2,5% da Receita Corrente Líquida de Mato Grosso, em 2018, conforme previsto em Constituição. “Se a gente não cuidar e seguir o planejamento estratégico, esse montante não será suficiente. O PEP foi construído de forma democrática, participativa e descentralizada. Por isso, tem o comprometimento de toda a comunidade acadêmica”, destacou a reitora Ana Di Renzo.

Seguindo a metodologia utilizada na construção do PEP, os seminários foram realizados em cinco polos regionais, que englobam os 13 câmpus da Unemat e Sede Administrativa.

“Não foi fácil trabalhar com a concepção de metodologia participativa na construção do planejamento estratégico. Desde que começou o PEP, em 2015, tivemos a preocupação de desenvolver uma metodologia que oportunizasse a participação de toda a comunidade acadêmica, em cada câmpus”, disse Elizeth.

Realização dos seminários:

1º Seminário: foi realizado nos dias 5 e 6 de abril, em Pontes e Lacerda, com a  participação do próprio câmpus e Cáceres.

2º Seminário: realizado nos dias 24 e 25 de abril em Alto Araguaia, com a participação dos câmpus de Alto Araguaia, Nova Xavantina e Luciara.

3º Seminário: realizado nos dias 2 e 3 de maio em Barra do Bugres, com a participação dos câmpus de Barra do Bugres, Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra.

4º Seminário: realizado nos dias 9 e 10 de maio em Sinop, com a participação dos câmpus de Sinop, Alta Floresta, Colíder e Juara.

Em cada local, as especificidades dos câmpus estão sendo integradas à política macro institucional, aprovada no documento final do PEP Unemat 2015-2025.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 865 | Impressões: 7
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2018 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000