Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Sede administrativa realiza 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo
PEP
Sede administrativa realiza 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo
04/07/2018 12:10:23
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira

Cerca de 50 profissionais, entre gestores e técnicos administrativos, em atuação no gabinete da reitoria e pró-reitorias participaram, nessa terça-feira (04/07), do 5º Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da Unemat, período 2015-2025.

Para realização dessa etapa, foi proposta a utilização de um software livre de acompanhamento, disponível em: http://gpweb2.unemat.br/. Com o auxílio dessa ferramenta, as diferentes assessorias e pró-reitorias, assim como os câmpus, podem analisar a ações e os objetivos a curto (anos 2016 a 2018), médio (até 2019) e longo prazo (até 2025), definidos no PEP.

"Entre o que foi planejado e realizado, há necessidade de readequação das ações e equipes envolvidas, para que a Instituição mantenha o que foi definido pela comunidade acadêmica na construção do PEP 2015-2025", esclareceu a presidente do Comitê de Coordenação do PEP, professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima.

O princípio central do planejamento estratégico é de garantir a universidade pública e gratuita, com autonomia didática-pedagógica e financeira.

O orçamento da Unemat chega a 2,5% da Receita Corrente Líquida de Mato Grosso, em 2018, conforme previsto em Constituição. “Se a gente não cuidar e seguir o planejamento estratégico, esse montante não será suficiente. O PEP foi construído de forma democrática, participativa e descentralizada. Por isso, tem o comprometimento de toda a comunidade acadêmica”, destacou a reitora Ana Di Renzo.

Seguindo a metodologia utilizada na construção do PEP, os seminários foram realizados em cinco polos regionais, que englobam os 13 câmpus da Unemat e Sede Administrativa.

“Não foi fácil trabalhar com a concepção de metodologia participativa na construção do planejamento estratégico. Desde que começou o PEP, em 2015, tivemos a preocupação de desenvolver uma metodologia que oportunizasse a participação de toda a comunidade acadêmica, em cada câmpus”, disse Elizeth.

Realização dos seminários:

1º Seminário: foi realizado nos dias 5 e 6 de abril, em Pontes e Lacerda, com a  participação do próprio câmpus e Cáceres.

2º Seminário: realizado nos dias 24 e 25 de abril em Alto Araguaia, com a participação dos câmpus de Alto Araguaia, Nova Xavantina e Luciara.

3º Seminário: realizado nos dias 2 e 3 de maio em Barra do Bugres, com a participação dos câmpus de Barra do Bugres, Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra.

4º Seminário: realizado nos dias 9 e 10 de maio em Sinop, com a participação dos câmpus de Sinop, Alta Floresta, Colíder e Juara.

Em cada local, as especificidades dos câmpus estão sendo integradas à política macro institucional, aprovada no documento final do PEP Unemat 2015-2025.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada