Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Jornalismo da Unemat realiza exposição fotográfica
TANGARÁ DA SERRA
Jornalismo da Unemat realiza exposição fotográfica
18/06/2018 17:54:50
por Nataniel Zanferrari

O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)em Tangará da Serra realiza amanhã (19), às 19:30, a abertura da exposição fotográfica ‘Imagens da cidade’. Será realizada uma mesa de debate sobre o papel social da fotografia, com a participação dos fotógrafos João Vieira e Tchélo Figueiredo, ambos de Cuiabá, além de professores do curso de Jornalismo. A exposição segue até o dia 12 de julho, no Auditório da Universidade. A entrada é gratuita.

O evento começa com a apresentação musical de Jorge Félix, aluno de Jornalismo. Em seguida, os fotógrafos convidados explanam sobre o papel social da fotografia e apresentam um pouco do percurso fotográfico percorrido por cada um. Completam a mesa os professores Alexandre Botton e Lawrenberg Advíncula da Silva.

A exposição é fruto das aulas de Linguagem Fotográfica, ministradas aos alunos do primeiro e segundo semestres do curso. São mais de 90 fotos que retratam conhecidos pontos da cidade sob diferentes ângulos e enquadramentos. E, além das fotografias dos acadêmicos, a exposição conta também com imagens cedidas pelos dois fotógrafos convidados.

Segundo os professores responsáveis pela mostra, a intenção da atividade é incitar o senso estético e crítico dos alunos, além de promover a circulação do material produzido a partir do conteúdo ministrado ao longo do semestre. “A exposição será uma oportunidade para estudantes, professores e comunidade em geral para falarem de fotografia, a partir de olhares mais questionadores do que contemplativos. A ideia é evidenciar elementos sitiados além da beleza e da sensibilidade das imagens, ao pensar, por exemplo, o papel de quem fotografa e as interpreta na construção de um sentido de memória social, talvez mais efetivo, senão substitutivo dos mediados pelos livros didáticos de História”, explica Lawrenberg.

Na manhã de quarta-feira (20), Tchélo Figueiredo e João Vieira irão ministrar minicursos aos alunos de Jornalismo. As atividades serão realizadas no Centro Cultural da cidade.

 

Convidados

João Vieira é natural de Cuiabá e iniciou carreira fotográfica aos 16 anos. Formou-se em Jornalismo pelo Instituto Varzeagrandense de Ensino (IVE), e desde 2003 atua em fotojornalismo. Passou pelo jornal Diário de Cuiabá e pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, e atua desde 2007 no jornal A Gazeta, em Cuiabá. Além de fotojornalista, João é técnico em flash, máquinas e lentes fotográficas.

Tchélo Figueiredo é natural de Belém, Pará. Mudou-se para Várzea Grande, Mato Grosso, em janeiro de 1992, onde estudou e concluiu o segundo grau. Em 2004 formou-se em Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso (FMT). Atuou em jornais, revista e sites de notícias de Cuiabá, tendo inclusive inserções em sites e jornais nacionais. Atualmente Tchélo trabalha em projetos autorais e presta serviço para a Pau e Prosa Assessoria e para a ZF Comunicação.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada