Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
II Encontro de Supervisores Acadêmicos discute Normatização Acadêmica
SAAS
II Encontro de Supervisores Acadêmicos discute Normatização Acadêmica
14/06/2018 18:36:39
por Antonia Alves e Solange Alcântara

 

 

Como parte de um processo de interlocução iniciado em janeiro deste ano entre a Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), os Supervisores de Apoio Acadêmico vinculados aos câmpus universitários e à Diretoria de Educação a Distância (Dead) foi realizado, nos dias 12 e 13 de junho, em Cáceres, o II Encontro de Supervisores Acadêmicos. Na abertura do encontro, a reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, registrou a importância da Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) na vida do acadêmico em toda a sua permanência na Instituição.

Durante o evento, discutiu-se sobre as conquistas, os desafios e as dificuldades enfrentados pelas SAAs em quatro painéis, dentre eles: a necessidade de se atualizar a normatização acadêmica no contexto da Unemat e de se padronizar as ações do setor em toda a Universidade.

Os participantes se mostraram receptivos à reformulação da Normatização Acadêmica. “Em conversas, percebemos que alguns itens não atendem por completo as demandas ou causam entendimentos divergentes nos procedimentos; além de resolver situações que talvez, quando da sua aprovação, não existiam ou não eram percebidas nos câmpus e demais locais da instituição,” pondera o supervisor Steffano Scarabottolo, de Tangará da Serra.

Concordando com esse posicionamento, o supervisor de Sinop, Reginaldo Lopes Alencar, pontua que a instituição é dinâmica e por isso precisa acompanhar os desafios contemporâneos. “É sempre importante eventos que discutam a instituição e suas normas, ainda mais a normativa acadêmica, que rege a estada na universidade do nosso maior bem, que é o acadêmico”, enfatiza.

Foram apresentadas também proposições de uma política para preenchimento de vagas remanescentes para a Unemat e de um manual de procedimentos pedagógicos e administrativos. Ao conhecer o relatório da comissão instituída pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) para a elaboração de uma política de preenchimento de vagas remanescentes, os participantes pontuaram alterações que seriam necessárias para o cumprimento da proposição: “Salientamos que este relatório será apresentado ao Conepe no dia 19 de junho, portanto, as sugestões serão levadas aos Conselheiros”, disse a professora Antonia Alves Pereira, diretora de Gestão Acadêmica e presidente da comissão em questão. Para Thiago Moraes, da equipe da SAA de Tangará da Serra, a elaboração de um manual de procedimentos justifica-se pela filosofia de interiorização da Unemat e por sua busca de levar educação de qualidade nas cidades mais afastadas dos grandes centros “Isso traz um desafio porque temos muitos câmpus, mas todos nós somos Unemat, e precisamos ter um só proceder”, afirma.

Em grupos de trabalho, os participantes elencaram os itens que devem constar no manual de procedimentos, assim como a possibilidade de padronizá-los nos câmpus. A equipe responsável pela sistematização do manual irá trabalhar em conjunto com a Diretoria de Gestão de Bacharelados (DGB) e a Diretoria de Gestão de Licenciaturas (DGL) para apresentá-los nos encontros de gestores.

Ao final do encontro, os participantes definiram a metodologia de trabalho e prazos para a proposição de um novo texto para a Normatização Acadêmica que será desencadeado imediatamente através de uma chamada pública para sugestões via formulário on-line. As discussões nos câmpus deverão ocorrer entre junho a novembro mediadas pela equipe das SAAs que irão agregar representantes de faculdade, dos cursos de todas as modalidades ofertadas na instituição e discentes em reuniões periódicas. Após aprovação do texto pela SAA, o mesmo será apreciado na primeira sessão do Conepe de 2019.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada