Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat participa pela segunda vez consecutiva do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional
GEOGRAFIA
Unemat participa pela segunda vez consecutiva do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional
11/06/2018 18:51:50
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

Alunos do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participarão da 15ª edição do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional (CADN) que será realizado de 27 a 31 de agosto na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.

O evento ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as academias militares das três Forças Armadas, sendo um dos grandes eventos sobre o tema no Brasil. No total, foram selecionadas 46 equipes civis e militares de todo o país, sendo que, a da Unemat foi a quarta a ser classificada.

A equipe orientada pelo professor do curso de Geografia, do câmpus de Sinop, Vinicius Modolo Teixeira apresentará o artigo científico ‘"Perspectivas para a cooperação aeronáutica na América do Sul", que trata, dentre outros aspectos, das iniciativas e possibilidades de integração da indústria aeronáutica de defesa, geopolítica e integração sul-americana.

Além do professor a equipe é composta por cinco alunos, dois de Colíder: Ana Claudia Taube Matiello e Mayalu Kokometi Waura Txucarramãe e três de Sinop: José Henrique de Souza, Alisson Oliveira e Ricardo Henrique Gomes.

Segundo Vinicius, a participação no evento amplia os conhecimentos dos alunos a respeito de assuntos relevantes ao trabalho do futuro geógrafo e professor de Geografia, como a defesa nacional, geopolítica e o papel das Forças Armadas. "A troca de experiências entre os integrantes das equipes civis e militares e a convivência dentro de uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país, reforça os laços de integração entre a academia e o meio militar, promovendo debates essenciais para compreender nossa atual condição como nação", disse o professor que frisou que a participação da Unemat se dá pelo segundo ano consecutivo.

Durante uma semana as equipes participantes irão, além de apresentar seus artigos científicos, conhecer a rotina dos cadetes da aeronáutica, as instalações da Academia da Força Aérea, assistir palestras, debater temas relevantes a defesa nacional e desenvolver atividades desportivas.

De acordo com o professor Vinicius, que realiza pesquisas na área de Geopolítica, a iniciativa de participar do evento vem de encontro com as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa que coordena: Geopolítica das organizações de cooperação em Defesa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24527 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada